Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Resultados da Sonae são "positivos" com "forte" subida das vendas

O administrador da Sonae Luís Reis disse hoje à Lusa que os resultados da Sonae no primeiro semestre são "bastante positivos", tendo destacado a "forte" subida das vendas e manutenção dos resultados operacionais.

Resultados da Sonae são "positivos" com "forte" subida das vendas
Notícias ao Minuto

20:24 - 18/08/16 por Lusa

Economia Luís Reis

O resultado líquido da Sonae caiu 20,9% nos primeiros seis meses do ano, face a igual período de 2015, para 77 milhões de euros, enquanto o resultado direto cresceu 18,7% para 66 milhões de euros, "traduzindo o crescimento das vendas e a melhoria do resultado financeiro líquido decorrente do menor nível de dívida líquida e do menor custo médio das linhas de crédito utilizadas", referiu o grupo no comunicado.

"Vemos estes resultados de forma bastante positiva", afirmou o 'Chief Corporate Center Officer', sublinhando que os dados foram "muito acima das expectativas dos analistas" (que apontavam para um resultado líquido de 61,9 milhões de euros).

O volume de negócios subiu 4,4% para 2.431 milhões de euros devido, principalmente, ao contributo positivo da Sonae MC e da Sonae SR, enquanto o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) deslizou 0,4% para 190 milhões de euros.

Luís Reis começou por destacar o "crescimento das vendas" da Sonae nos primeiros seis meses do ano, que classificou de "muito forte", além da "manutenção dos resultados operacionais".

Além disso, "o resultado direto" teve um "crescimento significativo" de quase 19%, apontou.

O gestor sublinhou ainda a "quase duplicação do investimento" do grupo que detém a cadeia de supermercados Continente nos primeiros seis meses do ano, numa altura em que "há preocupação relativamente ao investimento".

No semestre, o investimento da Sonae foi de 208 milhões de euros.

"São mais de 200 milhões de euros de investimento, é um número significativo", sublinhou.

Luís Reis salientou ainda o "reforço da solidez financeira" da Sonae e o facto da dívida líquida ter "recuado ligeiramente" - desceu 1,7% para 1.389 milhões de euros.

Em termos estratégicos, Luís Reis sublinhou "o reforço claro da Sonae MC no retalho alimentar" e o "reforço de liderança em termos de preço e mais lojas".

Em termos de internacionalização e diversificação de negócio, o administrador da Sonae recordou as várias aquisições feitas pelo grupo no primeiro semestre, destacando a compra de 50% da marca Salsa.

"Com a Salsa passamos a ter mais de 80 países com a presença dos nossos produtos", disse.

Questionado sobre se a Sonae vai continuar a investir, Luís Reis afirmou esperar que "o ritmo de investimento se mantenha".

Relativamente a Portugal, "continuamos a encarar o mercado de forma prudente", já que da perspetiva macroeconómica "sentimos que é preciso ser prudente", afirmou.

Luís Reis adiantou ainda que o cartão de crédito Universo do grupo "já ultrapassou os 300 mil clientes em Portugal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório