Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Bloomberg desce previsão de crescimento de Angola para 1,4%

A economia angolana deverá crescer este ano 1,4%, o que representa uma degradação das expetativas dos oito economistas consultados regularmente pela agência de informação financeira Bloomberg, que antecipavam uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2%.

Bloomberg desce previsão de crescimento de Angola para 1,4%
Notícias ao Minuto

16:06 - 18/08/16 por Lusa

Economia PIB

De acordo com a consulta aos economistas, que decorreu durante os últimos sete dias, a economia de Angola, o maior produtor de petróleo na África subsaariana e a terceira maior economia de África, deverá expandir-se 1,4% este ano, acelerando depois para 2,6% em 2017.

Comparando estes resultados com a sondagem feita na semana anterior, os números revelam uma degradação das expectativas dos analistas, que antecipavam, no princípio deste mês, um crescimento de 2% este ano e 3,6% no próximo ano.

As previsões para a inflação registam também uma evolução negativa, com os analistas a preverem um aumento dos preços na ordem dos 29% este ano e 19% em 2017, o que compara com a previsão de 21,6% e 12,5% para este e o próximo ano, respetivamente, feita no princípio do mês.

A revisão em baixa das previsões de crescimento segue a linha do Executivo angolano, que na terça-feira mudou as previsões oficiais para o crescimento do PIB este ano, antecipando agora uma expansão do PIB de apenas 1,1% este ano, quando antes o valor apontava para 3,3%, e um aumento da expetativa para a inflação, que passa de 11% para 38,5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório