Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Casas portuguesas foram arrendadas e vendidas mais rapidamente em julho

O Índice de análise ao mercado feito com os dados dos agentes imobiliários mostram uma ligeira melhoria no tempo que as casas ficam disponíveis no mercado. No entanto, as expectativas para o futuro pioraram ligeiramente.

Casas portuguesas foram arrendadas e vendidas mais rapidamente em julho
Notícias ao Minuto

15:29 - 18/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Imobiliário

Com a chegada do calor e do bom tempo, os portugueses parecem ter ficado com mais vontade de comprar e alugar casa, pelo menos se olharmos para os dados recolhidos pelo Imovirtual em parceria com a REVConsultants. 

No Imovirtual Market Index, estudo mensal do setor imobiliário nacional, a realidade do mercado parece ter melhorado: o tempo média de venda de casas em Portugal caiu para oito meses, e o tempo médio de arrendamento passou a ser de dois meses e meio em julho, uma queda respetiva de 1,4 e 0,9 meses em relação a junho. 

Ainda assim, nem tudo é positivo no mercado. "Apesar da curva de mercado positiva, o mês de julho revelou uma tendência negativista no que diz respeito a potenciais visitas e à concretização de negócios", salienta a Imovirtual em comunicado enviado à redação do Economia ao Minuto. 

Segundo os agentes imobiliários, as visitas realizadas, a manutenção dos negócios concretizados e o desenvolvimento da atividade estagnaram em julho, graças à "desadequação do produto imobiliário existente em relação à procura", à "instabilidade no mercado de trabalho" e à "diminuição do poder de compra". 

"No que concerne a expetativas no nível de preços no curto prazo, 50% dos inquiridos considera que se deverão manter e 44% antecipa um aumento. Em relação ao dinamismo da atividade, as expectativas de 57% dos inquiridos é de uma melhoria da mesma, sendo de realçar, a este nível que apenas 3% acredita na deterioração das condições em que o mercado imobiliário opera, pessimismo que diminuiu no mês em análise", conclui o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório