Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Produtividade das vinhas deverá recuar 20% na próxima campanha

As previsões agrícolas no final de julho apontam para uma contração de 20% na produtividade das vinhas para vinho para a grande maioria das regiões devido à precipitação na fase de floração e a doenças, anunciou hoje o INE.

Produtividade das vinhas deverá recuar 20% na próxima campanha
Notícias ao Minuto

12:14 - 18/08/16 por Lusa

Economia INE

Segundo as previsões agrícolas do INE (Instituto Nacional de Estatística) hoje divulgadas, nos cereais de outono/inverno prevê-se um aumento generalizado da produção face a 2015, devido aos aumentos de produtividade.

Na batata de regadio as plantas apresentam um "bom desenvolvimento", estando a decorrer a colheita, sendo que se prevê um rendimento unitário semelhante ao da campanha anterior, refere o INE.

Em relação ao tomate, o INE afirma que se prevê um decréscimo de 10% da produtividade face à campanha anterior.

"As chuvas primaveris e o consequente atraso nas plantações prejudicaram o desenvolvimento do tomate para a indústria", afirma o INE, adiantando que "as primeiras plantações apresentam rendimentos unitários relativamente baixos, que poderão vir a ser parcialmente compensados pelas mais tardias".

O INE afirma ainda que os pomares de macieiras e pereiras também foram afetados pelas condições climatéricas adversas, que se refletiram mais intensamente na produtividade das pereiras, cultura que deverá registar mais uma campanha pouco produtiva.

Segundo o INE, o ciclo de produção do pêssego e da amêndoa também não correu favoravelmente, prevendo-se respetivamente diminuições de produtividade de 25% e de 20% face a 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório