Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal sob pressão devido a fraco crescimento. Rating em risco

O aviso é dado pela agência de rating DBRS.

Portugal sob pressão devido a fraco crescimento. Rating em risco
Notícias ao Minuto

20:57 - 16/08/16 por Inês Esparteiro Araújo

Economia DBRS

A credibilidade de Portugal está cada vez mais sob pressão devido ao seu fraco crescimento, dá conta um represante da DBRS em entrevista à Reuters. A agência, a única que mantém o rating de Portugal numa classificação acima de lixo, é essencial para que o país continue a ter uma linha de financiamento do BCE.

Apesar do rating da agência só sofrer uma revisão no dia 21 de outubro, Fergus McCormick – chefe de departamento dos ratings soberanos da DBRS - afirmou que o cenário está a deteriorar-se: "Os dados do crescimento do PIB divulgados, que mostram um crescimento de apenas 0,2%, fizeram aumentar as nossas preocupações sobre as perspetivas de crescimento, que parecem estar a abrandar no terceiro trimestre”.

Apesar de garantir que no ‘plano geral’ a situação está estável, “a pressão parece estar a crescer de vários lados”, citando também a Comissão Europeia que pede que Portugal esteja preparada para a implementar mais cortes.

A revisão do rating em outubro pela DBRS vai chegar uma semana depois de Portugal fornecer à Comissão Europeia uma lista dos novos cortes, para que consiga diminuir o défice em menos 3% do PIB.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório