Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Turismo do Algarve espera para 2016 o melhor ano de sempre

Os hotéis do Algarve registaram 7,4 milhões de dormidas nos primeiros seis meses do ano, mais 13,3% face ao mesmo período de 2015, levando o Turismo do Algarve a acreditar que 2016 será o melhor ano de sempre.

Turismo do Algarve espera para 2016 o melhor ano de sempre
Notícias ao Minuto

19:36 - 16/08/16 por Lusa

Economia Hotel

Entre janeiro e junho deste ano houve mais 870 mil novas dormidas na região, com o mercado interno a liderar a lista - os portugueses representaram 1,3 milhões de dormidas -, o que significa um aumento de 4% face ao período homólogo.

Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro semestre do ano, o crescimento dos hóspedes fixou-se em 10,8% para 8,5 milhões e o das dormidas em 11,2% para cerca de 23 milhões.

Citado em comunicado, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, refere que "todos os indicadores mostram que 2016 será o ano mais forte do turismo algarvio".

Só em junho, os proveitos totais no Algarve cresceram 19,8% face ao mesmo mês de 2015 e, no conjunto dos primeiros seis meses do ano, o Aeroporto de Faro processou 3,1 milhões de passageiros, um aumento de 18,6% relativamente a mesmo período do ano anterior.

O Reino Unido, a Alemanha, Irlanda, Holanda e França foram os principais mercados emissores e as companhias aéreas de baixo custo Ryanair, Easyjet, Monarch, Transavia e Jet2.com foram aquelas que registaram o maior número de passageiros.

As previsões para o resto do verão, e para o outono, são muito positivas, pois o setor hoteleiro algarvio já apresenta um elevado número de reservas de setembro a novembro, estimou Desidério Silva.

"Registou-se um crescimento importante nos meses que antecipam o verão, uma época normalmente mais difícil em termos de ocupação para o Algarve", explicou aquele responsável, sublinhando que o verão "está a correr muito bem" e que é expectável que os meses de setembro, outubro e novembro registem uma taxa de ocupação mais elevada do que no ano transato.

Segundo aquele responsável, os dados demonstram que está a caminhar-se para um Algarve "de todo o ano", com procura não apenas no verão, uma vez que tem havido um aumento significativo da procura em meses de época baixa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório