Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal não deve ser vendido de "forma massificada"

Enquanto produto turístico, Portugal deve vender-se "pela sua personalidade" e "não de uma forma massificada", defende Nelson Carvalheiro, 'blogger' de viagens português a viver em Berlim.

Portugal não deve ser vendido de "forma massificada"
Notícias ao Minuto

09:19 - 16/08/16 por Lusa

Economia Opinião

"Portugal tem de ser vendido pela sua personalidade, pela sua alma, pelo seu cantinho, não de uma forma diminutiva, mas pelo especial que temos, o pequeno, o boutique, o privado e não de uma forma massificada", disse Nelson Carvalheiro, que em 2014 recebeu o galardão 'Travel Blogger para a Europa' na feira de turismo de Madrid.

Carvalheiro, que trabalhou no Palácio Belmonte em Lisboa até se mudar para Berlim em 2010, referiu que a capital portuguesa "está a tornar-se um bocadinho em Barcelona ou Veneza", acrescentando que "há grandes desafios para se manter a ideia da cidade porque há muita pressão para haver tanta oferta turística".

O blogger português indicou "'os tuk tuk e as lojas de recordações low-cost" como desvantagens do aumento do turismo em Lisboa mas frisou que os resultados no resto do país estão a ser positivos.

No blogue, Nelson Carvalheiro tenta inspirar um "mercado que tem dinheiro para viajar, que procura sítios fora dos circuitos" e que quer "descobrir o que há além desta embaixada que é Lisboa, Porto ou Algarve", disse à agência Lusa.

Portugal está agora a juntar-se aos tradicionais destinos europeus como França, Itália, Espanha e Alemanha, salientou o blogger, referindo que o facto de o país ser "um bocadinho desconhecido para o resto do mundo" e de oferecer "comida excelente, paisagens magníficas, pessoas afetuosas por um preço muito competitivo em comparação com o resto da Europa", tem motivado a vaga de novos turistas em Portugal. 

Ainda que a gastronomia portuguesa não seja a principal motivação para a viagem, "estará no primeiro ou no segundo lugar numa das razões por gostarem muito de Portugal quando saem porque é uma memória que fica para a viagem ser repetida", garantiu o blogger.

Nelson Carvalheiro, que lançou em junho o livro de receitas em inglês "The Portuguese Travel Cookbook" [Viagens pelas Receitas de Portugal], quis mostrar os portugueses "estão abençoados por terem tanta diversidade de alimentos, cozinhas e receitas em todo o país".

O blogger de viagens disse que, a par com a época dos Descobrimentos, "a ditadura do Estado Novo, que fechou Portugal às influências externas e permitiu que receitas portuguesas fossem trabalhadas e aprumadas e que ficassem tão boas, fez com que a gastronomia portuguesa se mantenha tão icónica e tão presente em todo o lado".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório