Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Cushman&Wakefield prevê aumento de 50% de parques de retalho na Europa

A Cushman & Wakefield estima que os 'retails parks' [parques comerciais de retalho] inaugurados na Europa este ano representem uma subida de "mais de 50%" face a 2015, segundo a última edição da European Retail Park Development hoje divulgada.

Cushman&Wakefield prevê aumento de 50% de parques de retalho na Europa
Notícias ao Minuto

19:26 - 09/08/16 por Lusa

Economia Notícias

Até final deste ano, estima-se que sejam inaugurados 1,3 milhões de metros quadrados de novos parques comerciais de retalho no mercado europeu, o que representa "um aumento de mais de 50% em relação a 2015", adianta a Cushman & Wakefield, em comunicado.

"Para 2017 estão previstos mais 1,1 milhões de metros quadrados de novos projetos", aponta.

"Se todos estes projetos forem concluídos como previsto, a área total ocupada por 'retail parks' na Europa alcançará em 2017 cerca de 40 milhões de metros de quadrados", salienta a entidade.

Dos 2,41 milhões de metros quadrados previstos serem inaugurados até final do próximo ano, 2,06 milhões são na Europa Ocidental e os restantes na Europa Central e de Leste.

Já no caso português, este formato de comércio entrou tarde e não chegou a ter o mesmo sucesso que os dos centros comerciais.

"Ainda assim, a procura por parte deste tipo de unidades comerciais tem vindo a aumentar nos últimos meses, bem como a oferta, estando neste momento em construção três 'retail parks' em Portugal, que totalizam cerca de 50.000 metros quadrados. De entre estes, destaque para o Matosinhos Retail Park, com cerca de 30.000 metros quadrados de ABL [área bruta locável] e abertura prevista já para este ano", refere.

"Após uma fase de menor dinamismo, a procura de espaços em 'retail parks' tem vindo a aumentar na Europa, fruto da necessidade urgente de diferenciação por parte dos operadores, e também de um maior investimento dos proprietários nos projetos, que cada vez mais apostam na imagem e na qualidade dos seus ativos", afirma Marta Esteves Costa, diretora ibérica de 'research' & consultoria da Cushman & Wakefield, citada no comunicado.

"Por outro lado, o aumento da procura tem também vindo a ser reforçado por um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização do seus produtos, marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retail parks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango", conclui.

A maioria dos parques comerciais a ser inaugurados até 2017 está localizada em França (54% das novas aberturas), seguida do Reino Unido (17%) e Itália (10%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório