Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Fórmula 1 pode mudar de donos em breve... por um valor astronómico

A compra da maior marca de desporto automóvel do mundo em 2006 pela CVC foi criticada por muitos, mas 10 anos depois, o retorno promete ser um dos maiores de sempre.

Fórmula 1 pode mudar de donos em breve... por um valor astronómico
Notícias ao Minuto

10:58 - 09/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Negócio

Há dez anos, a Fórmula 1 era uma marca em transição. A saída iminente do supercampeão Michael Schumacher do desporto e as ameaças da maior parte das equipas que abandonariam a competição devido aos elevados custos e à mão de ferro de Bernie Ecclestone lançavam dúvidas existenciais e faziam prever uma queda progressiva da maior marca do desporto automóvel mundial. 

Ainda assim, a CVC Capital Partners apostou mais de 900 milhões de euros na compra da marca e manteve Bernie Ecclestone como gestor principal apesar das muitas acusações de corrupção e subornos. O investimento era de alto risco, mas 10 anos depois, o balanço não podia ser mais positivo. 

O regresso da popularidade da Fórmula 1, com uma nova geração de pilotos talentosos e incerteza nos resultados finais, permitiu um aumento exponencial das receitas e permitiu à CVC um retorno superior a quatro mil milhões de euros, mais de 450% do investimento inicial. É verdade que a rentabilidade foi conseguida à custa do pagamento de dividendos ao invés da redução da dívida da Fórmula 1, mas ainda assim o retorno é impressionante. 

Agora, segundo a Bloomberg, a CVC está interessada em vender a participação de 35% que ainda detém na marca desportiva e com o preço a poder chegar aos 9 mil milhões de euros, o retorno do investimento promete ser o maior alguma vez conseguido por uma empresa privada no desporto automóvel e cerca de 8 vezes superior ao retorno médio do mercado mundial. 

Os interessados deverão ser empresas de media em busca de conteúdo exclusivo e a Bloomberg aponta a Sky Plc de Rupert Murdoch, a Qatar Investment Authority e a RSE Ventures como grandes favoritas à compra.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório