Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Crédito especializado aumentou quase 48% em junho

Associação do setor revela uma subida impressionante dos valores concedidos a clientes nos últimos meses. Tendência nacional continua a ser de aumento do endividamento.

Crédito especializado aumentou quase 48% em junho
Notícias ao Minuto

11:46 - 08/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Financiamento

Depois de anos de 'crise' no financiamento através de empréstimos, a economia portuguesa está a voltar aos velhos tempos de crescimento das dívidas graças a um contexto de taxas de juro historicamente baixas. 

Dados divulgados hoje pela Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) à redação do Economia ao Minuto mostram que o segmento do crédito especializado "registou, no mês de junho, uma subida de 47,7% face ao mesmo mês de 2015, totalizando 752 milhões de euros" emprestados. 

Olhando para o segundo trimestre, a subida é também impressionante na comparação com o ano passado: mais 37,4% entre abril e junho de 2016, para um valor global de 2,042 mil milhões de euros. 

"Esta recuperação deve-se, essencialmente, à subida de 51% do crédito stock no segundo trimestre de 2016, que representa já 53% do total de crédito concedido", explica a ASFAC. No entanto, não foram só as empresas a pedir mais dinheiro: os particulares financiaram-se em mais 29%, tendo como objetivo na maior parte das vezes a compra de um carro ou outro meio de transporte. 

"Estes dados demonstram que o setor está a recuperar das quebras sentidas entre 2009 e 2012, sendo o financiamento às empresas para reposição de stocks o grande motor dessa recuperação", garante o presidente da Associação, António Menezes Rodrigues, antes de concluir: "Importa salientar que desde 2010 que o financiamento aos comerciantes é superior ao crédito clássico (concedido maioritariamente aos particulares), o que revela a importância do setor para o desenvolvimento da economia nacional".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório