Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Lucros da Sonae Sierra caem para 59 milhões no 1º semestre

A Sonae Sierra registou um resultado líquido positivo de 59 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um recuo de 26% face aos 79,2 milhões de euros registados no semestre homólogo de 2015, divulgou hoje a empresa.

Lucros da Sonae Sierra caem para 59 milhões no 1º semestre
Notícias ao Minuto

18:17 - 04/08/16 por Lusa

Economia Empresas

A empresa do Grupo Sonae justifica este resultado com "um aumento das vendas dos lojistas na Europa e da taxa de ocupação global, o que vem reforçar a tendência de contínua recuperação", segundo um comunicado entretanto divulgado.

As vendas de lojistas do portefólio europeu registaram um aumento de 3,9% nos primeiros seis meses de 2016, numa base comparável com o período homólogo de 2015, sendo de assinalar o crescimento de 11,1%, em Espanha, e de 4,5%, em Itália.

O mercado português manteve, segundo a empresa, "uma performance positiva", com um aumento de 3,2% nas vendas dos lojistas, em comparação com o primeiro semestre de 2015. No Brasil, as vendas dos lojistas mantiveram-se estáveis (0,0% em reais, numa base comparável).

A taxa de ocupação global do portefólio chegou aos 96,1%, um aumento de 0,3% em comparação com igual período de 2015, "o que reflete a boa gestão dos Centros Comerciais da Empresa, especialmente na Europa, onde a ocupação atingiu os 97,1%", destaca a Sonae Sierra.

"O primeiro semestre de 2016 confirmou a tendência de recuperação, especialmente na Europa, onde as vendas dos lojistas subiram 3,9% e as taxas de ocupação atingiram 97,1%. Para além disso, continuamos a impulsionar a prestação de serviços a terceiros, lançámos um fundo com a CBRE GIP para manter a nossa posição negocial em Espanha e Portugal, e confirmámos a abertura do ParkLake (Roménia) para 01 de setembro", afirmou o presidente executivo da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira.

No primeiro semestre deste ano, o resultado direto manteve-se estável nos 26,8 milhões de euros, o mesmo valor do primeiro semestre de 2015, segundo a empresa, de acordo com a qual "este facto reflete a recuperação económica em curso e o aumento das taxas de ocupação na Europa, apesar da venda de ativos e da desvalorização do real brasileiro durante este período".

Quanto ao resultado indireto, este foi de 32,2 milhões de euros, 20 milhões de euros abaixo do resultado do ano anterior, "em consequência da menor compressão das taxas de capitalização face ao verificado em igual período do ano passado".

No primeiro semestre do ano, a Sonae Sierra reforçou a sua atividade de prestação de serviços a terceiros com mais dez novos contratos assinados com clientes externos apenas no segundo trimestre, dos quais seis são contratos de serviços de desenvolvimento e quatro são de comercialização e gestão de centros comerciais.

Foi acordada uma nova parceria com a CBRE Global Investment Partners para adquirir e gerir Centros Comerciais da Península Ibérica dominantes nas regiões onde estão implantados, compreendendo inicialmente três Centros Comerciais em Espanha e Portugal, que eram anteriormente detidos pelo Fundo Sierra.

A Sonae Sierra detém agora uma participação minoritária no fundo e funciona como parceiro local responsável pela sua gestão operacional e pela gestão dos referidos Centros Comerciais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório