Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Preço do dólar nas ruas de Luanda volta a subir na última semana

O preço médio de um dólar norte-americano nas ruas de Luanda subiu ligeiramente na última semana, quase dois por cento, para 570 kwanzas (três euros), permanecendo três vezes acima da taxa oficial de câmbio.

Preço do dólar nas ruas de Luanda volta a subir na última semana
Notícias ao Minuto

12:51 - 04/08/16 por Lusa

Economia Divisas

As 'kinguilas' de Luanda, como são conhecidas estas mulheres que se dedicam ao negócio informal de compra e venda de divisas na rua, não apresentam qualquer explicação para estas oscilações, além de manter-se a forte procura de dólares.

Confirma-se igualmente que os receios por parte de quem negoceia, tendo em conta as detenções conhecidas de 'kinguilas' e apreensão de divisas, em junho, voltaram a ser quase inexistentes, com as transações a decorrerem normalmente na rua.

Na habitual ronda feita pela Lusa foi hoje possível encontrar quem vendesse a nota de dólar, no bairro do São Paulo, a 560 kwanzas, enquanto as 'kinguilas' do bairro dos Mártires de Kifangondo cobravam 570 kwanzas. Já no bairro do Prenda, igualmente no centro de Luanda, era hoje possível encontrar quem vendia a nota de dólar a 580 kwanzas, enquanto na Mutamba, centro da cidade, descia para 560 kwanzas.

Ainda assim, são preços especulativos de quem vende, que, em muitos casos, como sejam os trabalhadores expatriados, é a única forma de ter acesso a divisas no atual contexto de crise económica, financeira e cambial, decorrente da quebra nas receitas petrolíferas.

O Governo português reconhece que apenas em salários de trabalhadores nacionais em Angola estão retidos, por falta de divisas para concretizar essas transferências, cerca de 160 milhões de euros.

Desde setembro de 2014, a moeda nacional angolana desvalorizou-se em mais de 40%, face ao dólar norte-americano, para 166 kwanzas para um dólar, à taxa oficial, muito longe dos valores do mercado paralelo.

Até final do ano, conforme a revisão do Orçamento Geral do Estado de 2016, já em curso, o Governo angolano prevê desvalorizar a moeda nacional até aos 215,5 kwanzas por cada dólar norte-americano.

O Banco Nacional de Angola (BNA) recomendou em maio um "maior controlo e responsabilização dos agentes promotores do mercado informal de moeda estrangeira" por parte da polícia.

O BNA informou na passada em julho que está a trabalhar com os bancos comerciais numa "melhor programação na venda de divisas" para "repor de forma gradual, programada, organizada e prudente" as necessidades de todos os setores da economia.

Em comunicado, o banco central referia ainda que nas últimas semanas tem vindo a realizar reuniões de "auscultação e concertação" com a Associação dos Bancos Comerciais de Angola (ABANC) e com os presidentes ou representantes dos conselhos de administração de 15 bancos angolanos para "partilhar informação sobre os desafios do sistema financeiro".

O Presidente angolano exigiu a 1 de julho ao BNA que encontre soluções para resolver as dificuldades dos clientes e empresas no acesso a divisas, reconhecendo que no momento atual quem tem dinheiro prefere mantê-lo fora do país.

José Eduardo dos Santos explicou que a venda de divisas aos bancos por parte das empresas petrolíferas estrangeiras que operam no país, para obterem moeda nacional para o pagamento das despesas em Angola, são na ordem dos 300 milhões de dólares por mês e não cobrem atualmente as necessidades, como no passado.

O chefe de Estado disse que o Governo já recomendou ao BNA que "trate desta matéria com urgência", em articulação com os bancos comerciais, "para melhor proteger os interesses" de Angola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório