Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Venezuela está quase a ficar sem dinheiro

Especialistas traçam um cenário negro sobre as contas de um país mergulhado numa das maiores crises do mundo. Pagamentos aos credores serão cumpridos a curto prazo, mas para os cidadãos, a realidade continuará a ser dramática.

Venezuela está quase a ficar sem dinheiro
Notícias ao Minuto

11:01 - 04/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia América do Sul

As longas filas de espera por um pouco de pão ou outro alimento, a falta de dinheiro para pagar aos funcionários públicos, a escassez de medicamentos e o congelamento quase total dos serviços do Estado tornaram-se uma imagem de marca da Venezuela ao longo dos últimos meses, consequência de uma situação limite de quase falência. 

O petróleo viveu meses de quedas, e até março, o impacto nas contas venezuelanas foi devastador: as reservas financeiras foram diminuindo e atualmente estão em 10,7 mil milhões de euros, um valor historicamente baixo que faz prever um colapso em breve. 

"Daqui a um ano, vão ficar sem dinheiro", garantiu à CNN Russ Dalen, analista financeiro da Caracas Capital, especialista no mercado venezuelano. O analista garante que a ideia de pagar aos credores ao invés de satisfazer as necessidades do povo é "suicida" e assegura que os calendários de pagamento de dívida não permitirão qualquer folga à Venezuela. 

Nem as reservas de ouro podem ser utilizadas para ajudar nos pagamentos, visto que grande parte do meta detido pelo Estado venezuelano foram vendidas à Suíça para pagara dívidas. 

Outros especialistas inquiridos pela CNN Money são um pouco menos pessimistas, mas ninguém parece acreditar que o governo venezuelano consiga cumprir os pagamentos nos próximos dois anos. Caso a bancarrota se confirmasse, a Venezuela seria um país não só falido socialmente como falido financeiramente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório