Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Banca europeia está a ser devastada pelos investidores

Tendência das bolsas tem ditado uma queda progressiva e imparável do setor financeiro do 'velho continente'. Mesmo com alguns testes de stress positivos, os investidores não estão convencidos.

Banca europeia está a ser devastada pelos investidores
Notícias ao Minuto

10:19 - 04/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Mercado

O panorama no setor financeiro europeu é cada vez mais preocupante. A banca italiana e espanhola, com a portuguesa pouco atrás, dão sinais de instabilidade crescente, com níveis de capital aparentemente sólidos na maior parte dos casos mas prejuízos recorrentes e investimentos vistos como questionáveis pelos mercados. 

Os diretores e as instituições europeias mantêm a confiança na solidez dos bancos e os testes de stress a 51 das instituições financeiras reconhecidas pela Associação Bancária Europeia apenas tiveram quatro resultados negativos, mas não a intenção de vender ações de bancos não parece ter abrandado nos mercados. 

O Stoxx Europe 600 Banks, índice que junta os grandes bancos da Europa, vale hoje praticamente metade do que valia há um ano e olhando para alguns dos grandes nomes do setor, a tendência é igualmente negativa: O Deutsche Bank também perdeu metade do valor, o Barclays perdeu um terço, o Santander perdeu um quinto e o Unicredit foi mais longe, caindo 61% desde o início do ano. 

Sem uma mudança profunda na abordagem ao financiamento e sem uma alteração estratégica que evite o acumular de dívidas multimilionárias e créditos 'tóxicos', os investidores dificilmente voltarão a ter confiança nos bancos como antes da queda do Lehman Brothers, garante a Bloomberg.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório