Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Lisboa em alta, com Mota-Engil a liderar

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje em alta, com as ações da Mota-Engil a liderar os ganhos, a subir 5,60% para 1,70 euros.

Lisboa em alta, com Mota-Engil a liderar
Notícias ao Minuto

09:26 - 04/08/16 por Lusa

Economia Bolsas

Cerca das 9h15 em Lisboa, o PSI20 estava a subir 0,63% para 4.676,46 pontos, com 16 'papéis' a valorizarem-se e dois a descerem, depois de em 27 de junho ter terminado a sessão no mínimo de sempre de 4.260,13 pontos.

Além das ações da Mota-Engil, as da Navigator, Pharol e Sonae Capital eram outras das que maiores acréscimos registavam, estando a subir 1,95% para 2,823 euros, 1,82% para 0,168 euros e 1,55% para 0,59 euros.

A Mota-Engil e o Novo Banco anunciaram na terça-feira, em comunicado à CMVM, um acordo para a venda por 600 milhões de euros de ativos da Ascendi, a 'holding' que gere concessões de infraestruturas de transporte, à sociedade francesa Ardian.

Ao valor total de 600 milhões de euros poderão ainda acrescer 53 milhões de euros "por via de um mecanismo variável do preço".

A informação enviada ao mercado pela Mota-Engil e pelo Novo Banco diz ainda que o negócio "depende de algumas operações de reorganização societária e de diversas autorizações" e que prevê ainda a "alienação de diversas participações em empresas de operação e manutenção instrumentais destas concessões, igualmente detidas pela Ascendi".

A Mota-Engil diz que a alienação deste ativo "permitirá ainda o reforço da sua estrutura de capitais, criando as bases para a sustentabilidade e crescimento do grupo no próximo ciclo estratégico".

Na Europa, as principais bolsas estavam hoje de manhã em alta, à espera da reunião sobre política monetária do Banco de Inglaterra, da qual pode resultar uma descida das taxas de juro do Reino Unido.

Os investidores esperam que o Banco de Inglaterra desça as taxas de juro para o mínimo de sempre de 0,25% e aumente os estímulos à economia para responder à vitória do 'brexit' no referendo de 23 de junho sobre a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia (UE).

Esta redução da taxa de juro para o nível mais baixo da história de 322 anos do banco central britânico também seria a primeira desde março de 2009, quando a instituição a baixou para o valor atual de 0,50% e lançou o programa de compra de dívida (Quantitative Easing, QE) para estimular a concessão de crédito durante a crise financeira global.

Os mercados também vão estar pendentes dos resultados dos primeiros leilões de agosto do Tesouro espanhol que espera captar entre 2.250 milhões de euros e 3.750 milhões de euros em dívida a cinco anos, obrigações a 15 anos e títulos indexados.

As bolsas asiáticas terminaram hoje em alta, com acréscimos de 0,61% em Xangai, de 0,49% do Hang Seng e de 1,07 % do Nikkei de Tóquio.

Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street terminou em alta na quarta-feira, com o Dow Jones a subir 0,23%, para 18.355,00 pontos, depois de ter subido até ao máximo desde que foi criado, de 18.595,03 pontos, em 20 de julho último.

A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, mas a cotar-se a 1,1138 dólares, contra 1,1171 na quarta-feira.

O barril de petróleo Brent, para entrega em setembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 43,28 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,37% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório