Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Venezuela presidirá ao Mercosul apesar da oposição dos outros países

O Presidente Nicolás Maduro disse na quarta-feira que a Venezuela exercerá em pleno a presidência rotativa do Mercado Comum do Sul (Mercosul), apesar da oposição dos Governos da Argentina, Paraguai e Brasil.

Venezuela presidirá ao Mercosul apesar da oposição dos outros países
Notícias ao Minuto

06:38 - 04/08/16 por Lusa

Economia Mercado

"Agora persegue-nos a tripla aliança de torturadores da América do Sul: a oligarquia paraguaia, corrupta e narcotraficante; o magro Macri da Argentina, fracassado e repudiado pelo seu povo; a ditadura imposta no Brasil", disse o Presidente da Venezuela, numa declaração transmitida pelas televisões.

"Tripla aliança, aqui vos esperamos, aqui vos vamos enfrentar e aqui vos derrotaremos (...). A Venezuela é respeitada! Somos presidentes do Mercosul e exerceremos [a presidência] plenamente, senhores da tripla aliança", enfatizou.

A 29 de julho, a Venezuela anunciou que assumia a presidência rotativa do Mercosul, depois de o Uruguai emitir um comunicado dando por concluída a sua gestão de seis meses, sem anunciar a qual país membro do grupo passava a pasta.

O Brasil informou os outros três membros do Mercosul (Uruguai, Paraguai e Argentina) que entendia que a presidência estava "vaga" por não haver consenso em relação à Venezuela.

Por outro lado, o Paraguai anunciou ser contra a possibilidade de a Venezuela dirigir o Mercosul e a Argentina afirmou que não reconhece a presidência venezuelana.

Segundo fontes não oficiais, haverá hoje uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do Mercosul, para analisar o protocolo de adesão àquele organismo e definir o que acontecerá nos próximos seis meses, uma vez que não há consenso sobre a Venezuela.

Os outros membros do Mercosul acusam a Venezuela de não cumprir com algumas regras para pertencer ao grupo, como o respeito pela democracia e pelos direitos humanos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório