Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

ISEG prevê crescimento económico homólogo e em cadeia

O ISEG antecipa que a economia portuguesa cresça 1,2% no segundo trimestre do ano em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior.

ISEG prevê crescimento económico homólogo e em cadeia
Notícias ao Minuto

12:50 - 01/08/16 por Lusa

Economia Análise

Lisboa, 01 ago - O ISEG antecipa que a economia portuguesa cresça 1,2% no segundo trimestre do ano em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior.

Na síntese de conjuntura económica de julho hoje divulgada, os economistas do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) afirmam que é "com base nos dados quantitativos disponíveis, referentes a abril e maio e parcialmente a junho, estima-se em 1,2% o crescimento homólogo do PIB [Produto Interno Bruto] no segundo trimestre de 2016", e um aumento de 0,6% face ao trimestre anterior.

Os analistas do ISEG referem o indicador de tendência da atividade global "decresce ligeiramente", o que sugere "uma ligeira desaceleração no crescimento da procura interna no segundo trimestre".

"Contudo, o nível deste indicador continua a superar o nível de crescimento estimado para o primeiro trimestre, mais baixo devido ao contributo bastante negativo da procura externa líquida para esse crescimento", afirmam no documento.

Mas sublinham que "inversamente, o saldo comercial externo nominal teve uma melhoria significativa em abril e maio", o que a manter-se em junho, "poderá corresponder a um contributo menos negativo da procura externa líquida para o crescimento do PIB no segundo trimestre".

Apesar da queda das exportações, justificam, nestes dois meses, em termos nominais "verificou-se um ainda maior decréscimo das importações", devido, em parte, à queda homóloga do preço do crude, e uma melhoria do saldo comercial nominal, "que eliminou o forte agravamento registado no primeiro trimestre".

"A melhoria substancial deste saldo nominal, a manter-se em junho, deverá ter um impacto menos negativo sobre o crescimento real do PIB durante o segundo trimestre", reforçam.

Destacam ainda na síntese de conjuntura económica que os valores dos indicadores de clima e confiança resultantes dos inquéritos às empresas e consumidores durante o segundo trimestre "superaram, em média, os valores registados no primeiro trimestre, indicando que, em geral, os níveis de confiança não se deterioram no segundo trimestre".

Em junho, o Grupo de Análise Económica do ISEG tinha revisto em baixa a estimativa de crescimento económico para o conjunto de 2016, antecipando que o PIB avance entre 1,3% e 1,6%, abaixo do previsto pelo Governo.

Em fevereiro, o grupo de análise económica estimava que o PIB crescesse entre 1,5% e 1,9% em 2016.

Já o Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, em maio, o crescimento da economia no primeiro trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) a crescer 0,9% em termos homólogos e 0,2% face ao trimestre anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório