Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Exportadoras revêm em baixa crescimento de vendas este ano

As empresas exportadoras de bens reviram em baixa as perspetivas de vendas ao estrangeiro este ano, por causa das trocas extra União Europeia, esperando um crescimento de 1,3% face a 2015, informa hoje o INE.

Exportadoras revêm em baixa crescimento de vendas este ano
Notícias ao Minuto

12:25 - 01/08/16 por Lusa

Economia INE

Face à primeira previsão indicada em novembro de 2015, de crescimento das exportações de 1,4%, esta nova estimativa de crescimento corresponde a uma ligeira revisão em baixa "resultante integralmente" das exportações Extra-UE (-1,5%, correspondente a -1,6 pp face à primeira previsão), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Pelo contrário, segundo o INE, as perspetivas em relação às exportações intra-União Europeia (mais 2,3%) melhoraram 0,5 pontos percentuais (pp) face à previsão de novembro do ano passado e, excluindo os combustíveis e lubrificantes, as perspetivas reveladas pelas empresas indicam um aumento de 3,4% em 2016.

"As empresas inquiridas apontaram como principal razão para a revisão das perspetivas de evolução das exportações de bens em 2016, face à primeira previsão, o diferente comportamento face ao esperado, na generalidade dos mercados de destino já clientes, tanto no Comércio Intra-UE como no Extra-EU", destaca o INE em comunicado divulgado.

O Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB), que corresponde à segunda previsão das empresas para a evolução esperada das exportações em 2016, decorreu em maio de 2016, quando ainda não era conhecido o resultado do referendo (Brexit) sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório