Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Grupo Santander acaba primeiro semestre com menos lucros

Gigante espanhol, com presença vital no mercado português e outros países europeus, conseguiu menos ganhos do que no mesmo período do ano passado. A diferença nos resultados é explicada pela pelos registos financeiros não recorrentes.

Grupo Santander acaba primeiro semestre com menos lucros
Notícias ao Minuto

09:44 - 01/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Banca

A presença do Santander está a tornar-se cada vez mais palpável em Portugal, mas olhando para todo o grupo com origem em Espanha, a tendência não é a mesma. 

No relatório e contas do primeiro semestre, divulgado pelo Santander Totta à CMVM esta manhã, o grupo Santander revela que entre janeiro e junho deste ano acumulou lucros de 2,911 mil milhões de euros, menos 35% do que no mesmo período de 2015. 

O dinheiro gasto na reestruturação (cerca de 475 milhões de euros) e os 120 milhões de euros pagos de forma antecipada ao Mecanismo Único de Resolução acabaram por apagar o impacto positivo da venda da participação do Santander na Visa Europe; juntamente com um impacto negativo do Brexit nas operações de câmbio do mercado britânico, onde o Santander é o maior banco estrangeiro, estes fatores contribuíram de forma decisiva para a queda dos resultados financeiros. 

Fi também revelado que o Grupo passou nos testes de stress do Banco Central Europeu e terá de fazer ajustes mínimos aos equilíbrios atuais de capital.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório