Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Preços da habitação na China subiram em julho

O preço médio da habitação nas 100 principais cidades chinesas aumentou 1,63% em julho, face ao mês anterior, com os compradores possivelmente a reagir às decisões de algumas cidades para travar a subida dos preços.

Preços da habitação na China subiram em julho
Notícias ao Minuto

08:25 - 01/08/16 por Lusa

Economia Imóveis

O valor médio do metro quadrado das novas casas subiu para 12.009 yuan (1.624 euros), segundo um estudo da organização China Index Academy (CIA).

É uma subida superior à registada em junho, de 1,32%.

O imobiliário é um setor chave da economia chinesa, a segunda maior do mundo e o motor da recuperação económica global.

Algumas cidades, incluindo Xangai, a "capital" económica da China, terão adotado ou sugerido políticas para controlar o mercado, após uma acentuada subida dos preços, de acordo com a CIA.

Esta decisão "teve algum impacto nas expectativas dos compradores", lê-se no comunicado, sugerindo que os proprietários foram precipitados a comprar casa.

Após uma estagnação no setor imobiliário, entre a segunda metade de 2014 e a primeira de 2015, Pequim tomou várias medidas para impulsionar a compra de habitação.

Entre estas, destacam-se a redução da taxa de juro para estimular o crédito bancário, a diminuição dos impostos sobre as transações de imobiliário e a redução do pagamento inicial na compra de uma casa.

Estas políticas resultaram num aumento dos preços em algumas cidades grandes. No entanto, a China tem milhões de habitações novas por vender, a maioria concentrada em cidades pequenas.

O Governo apelou a medidas "especializadas" para lidar com tendências diferentes em várias regiões.

"O preço médio da habitação nas 100 principais cidades deverá continuar a subir, de forma estável, apesar das políticas para estabilizar os preços e controlar os riscos", refere a CIA.

Em termos homólogos, o preço das novas habitações na China avançou 12,39%, em julho, acima do ritmo de crescimento registado em junho, de 11,18%, detalha.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório