Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Testes de stress: Bancos de Itália, Irlanda e Espanha entre os piores

Autoridade fala em solidez mas admite que há "trabalho a ser feito".

Testes de stress: Bancos de Itália, Irlanda e Espanha entre os piores
Notícias ao Minuto

22:10 - 29/07/16 por Pedro Filipe Pina com Lusa

Economia Banca

Bancos da Itália, Irlanda, Espanha e também da Áustria estão entre os que se saíram pior nos mais recentes testes de stress levados a cargo pela União Europeia, escreve a Reuters.

Saliente-se que a maioria dos bancos europeus mantém um nível considerado saudável da qualidade do seu rácio de capital, isto mesmo quando se pondera um possível cenário adverso para os próximos três anos. Mas há instituições que levam a Autoridade Bancária Europeia a lançar avisos.

O italiano Monte dei Paschi, o austríaco Austria's Raiffeisen, o espanhol Banco Popular e outros dois bancos irlandeses terão tido os piores resultados, mas no top 12 das entidades bancárias que se saíram pior estão também dois ‘matulões’ da banca germânica: o Deutsche Bank e o Commerzbank, salienta a mesma agência.

Em comunicado, Andrea Enria, chairman da Autoridade Bancária Europeia, salienta que apesar de algumas melhorias “há trabalho a ser feito”.

Como destaca a agência Lusa, a amostra de 51 bancos de 15 países da União Europeia, dos quais 37 da zona euro, que a EBA testou, em articulação com o Banco Central Europeu (BCE), não inclui este ano bancos portugueses, ao contrário do que aconteceu em 2014, estando as atenções centradas nas fragilidades que podem apresentar os bancos italianos, mas também alemães.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório