Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Fosun avança com proposta por gigante indiano da indústria farmacêutica

O grupo Fosun, dono da Fidelidade e da Luz Saúde, em Portugal, planeia comprar uma participação maioritária na empresa indiana Gland Pharma Ltd., por 1,13 milhões de euros, na maior aquisição na Índia por uma empresa chinesa.

Fosun avança com proposta por gigante indiano da indústria farmacêutica
Notícias ao Minuto

09:35 - 29/07/16 por Lusa

Economia China

A Shanghai Fosun Pharmaceutical Group, subsidiária do Fosun, avançou com uma proposta por 86,08% por aquele fabricante de medicamentos, anunciou hoje em comunicado.

O negócio dependerá agora da aprovação dos reguladores na Índia, Estados Unidos da América e China, lê-se na mesma nota.

Com sede na cidade indiana de Hyderabad, a Gland Pharma é detida maioritariamente pelo fundo de investimentos norte-americano KKR e pela família do seu chefe executivo.

Segundo a agência Bloomberg, este poderá tornar-se no maior investimento de sempre na Índia por uma empresa chinesa.

O grupo Fosun espera alargar o seu alcance global com este investimento.

A Gland tornar-se-á "a principal plataforma de registo e fabrico para medicamentos internacionais", projetou a empresa chinesa.

A Gland Pharma é o primeiro fabricante indiano de medicamentos injetáveis a obter aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA.

Em Portugal, além da Fidelidade e da Espírito Santo Saúde, reconvertida em Luz Saúde, o grupo chinês detém uma participação de 5,3% na REN e foi um dos candidatos à compra do Novo Banco, até as negociações terem sido suspensas pelo Banco de Portugal.

Guo Guangchang, fundador do grupo, é o 17.º homem mais rico da China, com uma fortuna avaliada em 5,6 mil milhões de dólares, segundo a lista da revista Forbes.

O seu mais recente investimento além-fronteiras foi a compra do clube de futebol chinês Wolves, por 59 milhões de dólares.

Desde o início do ano, as empresas chinesas já anunciaram mais de 3,9 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros) em aquisições fora do país, nos setores indústria farmacêutica, biotecnologia e saúde - dez vezes o valor total gasto em 2012, segundo a Bloomberg.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório