Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Governo diz que dados do desemprego são sinal de aceleração da economia

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje que os dados do desemprego para o segundo trimestre apontam para uma aceleração da economia portuguesa, depois de um primeiro trimestre de manutenção do "arrefecimento".

Governo diz que dados do desemprego são sinal de aceleração da economia
Notícias ao Minuto

19:34 - 28/07/16 por Lusa

Economia Caldeira Cabral

"Depois de um primeiro trimestre em que o crescimento continuou o processo de arrefecimento que vinha do ano passado, temos um segundo trimestre em que parece começar a haver sinais de que há uma aceleração da economia e de que algumas das políticas que estamos a fazer, nomeadamente de mobilização dos fundos comunitários, mobilização da capacidade de investimento, estão a ter resultados", afirmou Caldeira Cabral aos jornalistas no final de uma visita à exposição de mobiliário "Seven Seas", no Terminal de Cruzeiros de Leixões, a convite da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Questionado sobre se está preocupado que uma eventual aplicação de sanções possa no futuro vir a incidir sobre os fundos comunitários, o ministro da Economia sublinhou tratar-se de uma discussão que "é um balão cheio de nada", preferindo "falar das exportações de mobiliário que estão a crescer a 15%".

Sobre os dados do desemprego hoje divulgados, Caldeira Cabral realçou ser "um crescimento do emprego muito importante e é uma redução importante do desemprego".

"Portugal estava no final do ano passado com a economia em arrefecimento e tem estado, depois do primeiro trimestre, em que ainda esteve a ajustar, a ter sinais muito animadores. O crescimento do emprego no segundo trimestre é muito animador e a descida do desemprego que traz consigo é também muito positiva e é nisso que estamos a trabalhar", declarou o ministro.

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em junho nos 11,2%, depois da estimativa definitiva da taxa de desemprego para maio ter sido revista em menos 0,4 pontos percentuais face à estimativa provisória, de acordo com dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A estimativa provisória da população desempregada para junho de 2016 foi de 568,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para maio de 2016 (menos 4,0 mil pessoas)", refere o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório