Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Lucros da Altri recuam no 1º semestre

A Altri registou um resultado líquido positivo de 40,2 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um recuo de 20% face aos 53 milhões de euros registados no período homólogo do ano passado, divulgou hoje a empresa.

Lucros da Altri recuam no 1º semestre
Notícias ao Minuto

20:10 - 28/07/16 por Lusa

Economia Produtores

O produtor de pasta de papel justifica que os resultados do semestre foram afetados, sobretudo, pela paragem de manutenção programada em duas das suas unidades, Celbi e Celtejo, "que tiveram um impacto muito relevante em termos de produção e de custos unitários, bem como pela descida dos preços de pasta papeleira do tipo BHKP".

Relativamente aos preços, a Altri assinala que o preço médio de mercado em dólares registado no segundo trimestre deste ano foi 9,1% inferior ao praticado no período homólogo de 2015. Já o preço médio em euros verificou uma descida mais acentuada, de 11%, face ao mesmo período do ano passado.

Neste contexto, justifica a empresa, as receitas totais registadas no primeiro semestre ascenderam a 303,9 milhões de euros, ou seja, menos 2,9% que no período homólogo de 2015.

No entanto, entre janeiro e junho deste ano, a empresa exportou 454,8 mil toneladas de pasta, uma subida de 1% face ao ano passado.

Os custos totais, excluindo amortizações, custos financeiros e impostos atingiram, no mesmo período, cerca de 215,5 milhões de euros, traduzindo-se num crescimento de 1,3% face ao período homólogo de 2015.

O EBITDA [lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] recuou 11,6% no semestre, face ao semestre homólogo de 2015, e situou-se nos 88,4 milhões de euros.

Nos primeiros seis meses de 2016, a empresa realizou investimentos totais de 11,9 milhões de euros ao mesmo tempo que reduziu o seu endividamento líquido em 32,3 milhões de euros face ao final do primeiro semestre de 2015, para 459 milhões de euros.

No segundo trimestre deste ano, a Altri pagou cerca de 27 milhões de euros de imposto sobre o rendimento referentes, essencialmente, a pagamentos por conta e ao IRC do exercício de 2015.

Em termos de perspetivas para o segundo semestre do ano, a Altri assinala que, em termos operativos, a produção não será afetada por paragens programadas de manutenção.

"A curto prazo, poder-se-á estimar um nível de preços de mercado da pasta BHKP (em dólares) em linha com o atual nível de preços, sendo que a evolução da taxa de câmbio do euro/dólar será um fator importante para a rentabilidade da empresa", remata.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório