Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sindicato rejeita cortes de isenção de horário no Montepio

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) disse hoje que há centenas de trabalhadores do Montepio a quem estão a ser reduzidos ou cortados subsídios de isenção de horário, rejeitando esta decisão da administração do banco.

Sindicato rejeita cortes de isenção de horário no Montepio
Notícias ao Minuto

17:36 - 28/07/16 por Lusa

Economia Trabalhadores

"A situação está a tornar-se muito preocupante. Todos os dias somos contactados por associados a pedir informações sobre a legalidade desta decisão. É importante deixar muito claro que sempre que o subsídio de isenção de horário de trabalho faça parte das condições contratuais negociadas, não poderá essa remuneração ser retirada ou reduzida sem o acordo de ambas as partes", afirmou hoje em comunicado o presidente desta estrutura sindical, Paulo Marcos.

O responsável rejeita ainda o argumento do Montepio, que à imprensa justificou a decisão com o "respeito pela vida privada dos colaboradores e de preservação de postos de trabalho", referindo que no caso do tempo para a família "os trabalhadores têm o direito de organizar livremente a sua vida privada".

O sindicato diz que os trabalhadores podem contestar por escrito a retirada do subsídio, apresentando prova contratual do seu direito a o receber.

Já se a entidade tiver defesa legal para retirar unilateralmente o subsídio, aconselha o sindicato a que os trabalhadores verifiquem se as suas funções "exigem a regular prestação de trabalho para além do período normal de trabalho", devendo nesse caso "exigir o pagamento do trabalho suplementar que vier a ser realizado" às chefias.

A Lusa tentou contactar fonte oficial do Montepio, mas sem sucesso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório