Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sentimento económico sobe na zona euro mas recua na UE devido ao Brexit

O indicador do sentimento económico cresceu 0,2 pontos na zona euro em julho, face a junho, mas recuou 0,9 pontos na União Europeia, em grande medida devido ao referendo que ditou o Brexit, divulga hoje a Comissão Europeia.

Sentimento económico sobe na zona euro mas recua na UE devido ao Brexit
Notícias ao Minuto

10:21 - 28/07/16 por Lusa

Economia Comissões

De acordo com os dados da Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, os primeiros desde a consulta de 23 de junho que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, o sentimento económico passou de 104,4 para 104,6 pontos no espaço da moeda única, mas caiu dos 105,7 pontos em junho para os 104,8 em julho no conjunto dos 28 Estados-membros da UE.

A Comissão aponta que na zona euro a queda na confiança dos consumidores foi compensada por aumentos nos setores da indústria, comércio a retalho e sobretudo construção, tendo-se registado poucas oscilações nas cinco maiores economias da zona euro: o indicador subiu em Itália (+0,4 pontos), na Alemanha (0,2), manteve-se estável na Holanda (0,0) e desceu ligeiramente em França (-0,4) e em Espanha (-0,5).

Em Portugal, o indicador do sentimento económico teve um recuo marginal de 0,1 pontos, de 106,1 em junho para 106.0 em julho.

Já o recuo de quase um ponto verificado na UE deve-se à acentuada deterioração do sentimento na maior economia de fora da zona euro, precisamente o Reino Unido, que caiu 4,4 pontos no quadro do referendo sobre a saída da União Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório