Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

CGD: Valores atuais de recapitalização "superiores" aos de há uns meses

O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) declarou hoje que valores entre os quatro e cinco mil milhões de euros de recapitalização são números "claramente superiores" aos que estavam em cima da mesa nos primeiros meses do ano.

CGD: Valores atuais de recapitalização "superiores" aos de há uns meses
Notícias ao Minuto

18:25 - 27/07/16 por Lusa

Economia José de Matos

Sem nunca concretizar quais os montantes de aumento de capital que estavam em cima da mesa no primeiro trimestre do ano, José de Matos reconheceu todavia - na comissão de inquérito à Caixa - que montantes entre "quatro e cinco mil milhões de euros, que têm saído nos jornais", são "claramente superiores" aos que imaginava.

Vários órgãos de informação têm adiantado nas últimas semanas que o plano de recapitalização da CGD pode chegar até cerca de cinco mil milhões de euros, mas José de Matos escusou-se a adiantar que montante considera necessário.

"Não conheço o plano que tem sido mencionado recentemente na comunicação social", acrescentou ainda o presidente demissionário do banco público - o plano em causa estará a ser negociado já com a futura administração da Caixa, que será presidida por António Domingues.

Mas ressalvou: "O ministro das Finanças foi alertado para a necessidade efetiva de aumento de capital. Esse aumento deveria ser significativo. (...) É necessário fazer um aumento de capital e mais cedo do que tarde. Isso é verdade".

As audições da comissão parlamentar de inquérito à CGD arrancam hoje com a audição do presidente do banco público.

Depois de escutado José de Matos, os deputados ouvem, na quinta-feira à tarde, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e, na sexta-feira à tarde o ministro das Finanças, Mário Centeno.

A comissão parlamentar de inquérito à Caixa, imposta potestativamente por PSD e CDS-PP, tomou posse a 05 de julho na Assembleia da República, sendo presidida pelo social-democrata José Matos Correia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório