Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Compra da iMobileMagic por norte-americana "são ótimas notícias"

Um dos fundadores da portuguesa iMobileMagic Carlos Oliveira disse que a compra desta empresa pela norte-americana Smith Micro "são ótimas notícias" para os empeendedores nacionais porque mostra que estes movimentos com empresas internacionais e cotadas são possíveis.

Compra da iMobileMagic por norte-americana "são ótimas notícias"
Notícias ao Minuto

14:40 - 26/07/16 por Lusa

Economia Empreendedores

"Pessoalmente, é um orgulho ter participado pela segunda vez num processo destes de aquisição. Já o tinha feito com a MobiComp, em 2008 [quando foi vendida à Microsoft], agora com a aquisição da iMobileMagic mostramos também aos outros empreendedores nacionais que é possível isto acontecer a partir de Portugal. São ótimas notícias para quem está a empreender poder perceber que este tipo de movimentos com empresas americanas cotadas e empresas do mundo todo é possível", disse Carlos Oliveira.

A tecnológica portuguesa de Braga iMobileMagic acaba de ser comprada pela norte-americana Smith Micro Software, numa operação que ronda os dois milhões de euros à data de hoje, entre dinheiro e ações, e permite à cotada em Nasdaq juntar ao portfolio uma "plataforma móvel de próxima geração de segurança familiar" e acesso aos clientes europeus e asiáticos.

O anúncio foi comunicado ao mercado norte-americano na segunda-feira à noite pela Smith Micro Software, no qual esta detalha que a plataforma móvel em causa destina-se a "assegurar a proteção de crianças, idosos e outros membros da família que exijam especial cuidado".

Carlos Oliveira foi um dos quatro fundadores e investidores da iMobileMagic, tendo desempenhado funções como membro da administração e na definição da visão da empresa, e termina agora a relação direta que tinha com a empresa. Já Marco Leal, antigo presidente executivo da tecnológica portuguesa junta-se à equipa executiva da Smith Micro, continuando a integrar o projeto, tal como todos os colaboradores da empresa.

"Esperamos agora uma expansão da operação a partir de Portugal para o mundo. A Smith Micro tem planos em Braga para a expansão, inclusive de equipa, e crescer a partir de Braga nestas áreas que foram alvo de aquisição", disse Carlos Oliveira.

Fundada em 2011, a portuguesa iMobileMagic, que integra a comunidade Startup Braga/InvestBraga, destacou-se pelo seu produto Family Safety e atua na área do desenvolvimento de aplicações para 'smartphones', 'tablets' e 'wearables' (dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como peças do vestuário ou acessórios, por exemplo, relógios, sapatos ou camisas), tendo entre os seus clientes operadores de telecomunicações na Europa e na Ásia, incluindo companhias como a T-Mobile, O2 e MEO.

Com a aquisição, a Smith Micro "junta os clientes da tecnológica na Europa e na Ásia, assim como uma equipa de desenvolvimento de 'software' para equipamentos móveis em Braga", reforça a norte-americana.

A Smith Micro Software destaca ainda que o número de utilizadores ativos de serviços de localização familiar na América do Norte e na Europa deverá subir este ano para 70 milhões, mais do que quadruplicando face aos 16 milhões existentes em 2011.

A empresa portuguesa emprega atualmente 16 colaboradores altamente qualificados e a sua plataforma usa serviços de localização para saber onde estão os membros da família e pode estabelecer alertas para situações importantes, como quando uma criança chega à escola ou a casa depois da escola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório