Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Viagens turísticas desaceleram no 1.º trimestre

As deslocações turísticas de residentes abrandaram no primeiro trimestre deste ano, ao aumentarem 0,8% face ao mesmo período de 2015, quando no mesmo trimestre do ano passado registaram uma subida homóloga de 4,1%, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Viagens turísticas desaceleram no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

12:31 - 26/07/16 por Lusa

Economia INE

Entre janeiro e março, o INE registou um total de 3,7 milhões de viagens turísticas de residentes, traduzindo uma evolução positiva, embora bastante aquém da observada no trimestre precedente, quando as viagens aumentaram 5,3%, bem como do primeiro trimestre de 2015 (mais 4,1%).

Este aumento das viagens turísticas deveu-se unicamente, segundo o instituto, ao acréscimo das viagens de curta duração (até 3 noites) que, com um peso relativo de 83,4%, aumentaram 3,0%.

Em oposição, as viagens de longa duração (4 e mais noites) caíram 10,8% no primeiro trimestre deste ano.

O "alojamento particular gratuito" agregou 72,9% das dormidas resultantes das viagens turísticas, traduzindo um aumento de 7 pontos percentuais (pp), enquanto os "hotéis e similares" foram a escolha para 23,3% das dormidas do trimestre, traduzindo uma quebra de 3,2 pp.

A principal motivação para viajar foi a "visita a familiares ou amigos", que justificou a realização de 1,9 milhões de deslocações e refletiu um aumento de 8,4%, enquanto, pelo contrário, se verificaram reduções nas 1,2 milhões viagens realizadas por "lazer, recreio ou férias" e nas 408,7 mil viagens realizadas por motivos "profissionais ou de negócios".

Do total de deslocações turísticas nos primeiros três meses do ano, as viagens domésticas (3,4 milhões) corresponderam a 90,6% desse total e aumentaram 2,0%, face ao mesmo período do ano passado, enquanto as deslocações com destino ao estrangeiro diminuíram 1,1 pp na sua importância relativa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório