Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Volkswagen: Comissão Europeia e associações de consumidores vão reunir

A Comissão Europeia vai reunir-se em setembro, em Bruxelas, com todas as associações europeias de defesa dos consumidores, no âmbito do escândalo da manipulação de emissões poluentes pela fábrica alemã de automóveis Volkswagen.

Volkswagen: Comissão Europeia e associações de consumidores vão reunir
Notícias ao Minuto

17:07 - 25/07/16 por Lusa

Economia Fraude

"Vamos organizar uma reunião em setembro, em Bruxelas, com as associações de defesa do consumidor para encontrar soluções de curto prazo e discutir soluções para mais longo prazo para melhor proteger os consumidores", informou Nathatlie Vandystadt, porta-voz do executivo comunitário à agência Lusa.

A mesma fonte indicou ter sido enviada uma carta para todas as associações de consumidores com questões para poderem ser analisadas as primeiras soluções oferecidas pelas autoridades dos Estados-membros para apoiar os consumidores, assim como as dificuldades sentidas neste processo e como se poderá agir da melhor forma a nível da União Europeia (UE).

A comissária europeia responsável pelas pastas da Justiça e Consumidores, Vera Jourová reuniu-se "há alguns dias" com a Associação Europeia de Associações dos Consumidores para "discutir como melhor proteger os consumidores na Europa".

"A Comissão está a trabalhar em conjunto com as associações de consumidores para facilitar a coordenação de ações de diferentes associações de consumidores e encontrar soluções dentro das atuais regras da UE e nacionais. Uma referência, é por exemplo, a diretiva de práticas comerciais injustas", indicou.

Em maio último, a Comissão propôs a revisão da cooperação na área da proteção ao consumidor e que prevê, nomeadamente, que possa ser o executivo a iniciar uma ação coordenada quando existem práticas nocivas para os consumidores na maioria dos 28.

A 20 de julho, o construtor automóvel alemão anunciou ter constituído provisões adicionais no primeiro semestre para fazer face ao escândalo dos motores falsificados, que continua a pesar nas contas do grupo.

O grupo alemão (com marcas como Volkswagen, Audi, Seat, Skoda, MAN, Porsche, entre outras) obteve um resultado de exploração de 5,3 mil milhões de euros no primeiro semestre, menos 22% do que no período homólogo de 2015, refere um comunicado.

No primeiro semestre, o grupo de Wolfsburg constituiu uma provisão de 2,2 mil milhões de euros, "em grande parte devido a novos riscos jurídicos que apareceram na América do Norte".

A Volkswagen admitiu em setembro do ano passado que falsificou um total de 11 milhões de veículos em todo o mundo para que os motores dos mesmos parecessem menos poluentes do que eram na realidade quando eram submetidos ao controlo de emissões poluentes.

Alvo de numerosas investigações em todo o mundo, o grupo registou em 2015 uma perda líquida de 1,6 mil milhões de euros, a primeira em mais de 20 anos, por ter posto de lado cerca de 16 mil milhões de euros para enfrentar as consequências do escândalo.

No final de junho, a Volkswagen aceitou pagar, nos Estados Unidos, cerca de 15 mil milhões de dólares para fechar um primeiro processo civil associado ao escândalo.

O grupo ainda é alvo de uma investigação penal e deverá responder à falsificação de motores de cerca de 100.000 veículos de três litros de cilindrada.

Também enfrenta processos e investigações no resto do mundo, nomeadamente na Europa e no Canadá.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório