Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Concursos de obras públicas sobem, mas contratos celebrados caem

Os concursos de obras públicas promovidos aumentaram 26% no primeiro semestre deste ano, em termos homólogos, para 729 milhões de euros, mas os contratos efetivamente celebrados registaram os valores mais baixos de sempre, divulgou hoje a AICCOPN.

Concursos de obras públicas sobem, mas contratos celebrados caem
Notícias ao Minuto

12:11 - 25/07/16 por Lusa

Economia AICCOPN

O Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), relativo ao primeiro semestre deste ano, hoje, divulgado diz que foram publicados em Diário da República 1.127 anúncios de abertura de concursos de empreitadas de obras públicas, que totalizaram 729 milhões de euros.

Este valor corresponde a um aumento de 26% do volume total de concursos de obras públicas promovidas e compara com o mesmo semestre de 2015, ano em que se registaram os montantes mais baixos em termos de lançamento de concursos de obras públicas desde pelo menos o ano 2000, frisa a AICCOPN.

No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de junho totalizam 522 milhões de euros, representando uma queda de 9% face ao apurado em 2015, diz a associação, destacando ainda que apesar de se tratar de "uma significativa atenuação" face aos -30% apurados no final de 2015, trata-se do pior semestre desde o início desta série estatística, em 2011.

De acordo com a associação, foi reportado no Observatório das Obras Públicas um volume de 277 milhões de euros relativos à celebração de contratos resultantes de concursos públicos promovidos, o que significa menos 19% face ao mesmo período de 2015 e equivale a 38% do montante total de concursos de empreitadas de obras públicas que foram promovidos no mesmo período.

Os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos somaram 215 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 12% em termos homólogos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório