Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Como conseguir ter o salário que pensa merecer

Muita pesquisa é uma das dicas importantes.

Como conseguir ter o salário que pensa merecer
Notícias ao Minuto

08:25 - 24/07/16 por Inês Esparteiro Araújo

Economia Estudo

O gasóleo fica mais caro, os alimentos aumentam de preço, a vida custa mais. Mais e mais dinheiro é o que sentimos precisar, principalmente quando os salários não correspondem ao que se ambicionava.

Isto é, os preços no mercado continuam a subir e os trabalhadores têm duas opções: sair do emprego em que estão e tentar encontrar melhores ofertas ou pedir mais dinheiro ao seu patrão. Segundo Annabel Jones, diretora de recursos humanos numa empresa de gestão de capital humano, “se está a sentir que o seu trabalho não é reconhecido, então talvez seja altura de seguir em frente”, disse em entrevista à BBC.

E como é que o pode fazer? Primeiro, é preciso muita pesquisa. Estude o mercado e veja se o melhor é procurar mais dinheiro dentro ou fora da empresa em que trabalha atualmente.

Importante também, é encontrar os números. “Os empregados podem justificar o seu aumento salarial com pesquisa que demonstre o salário de outra pessoa, que tenha exatamente o mesmo cargo e ganhe mais”, disse Jones.

Esteja preparado para mostrar o seu valor. Não basta dizer que é bom naquilo que faz, mas sim mostrar provas concretas dos seus (bons) resultados. Se as vendas melhoraram desde que está a contribuir, se conseguiu ou não angariar um grande cliente, por exemplo.

E, como últimas dicas, seja realista e não fique emocional. “Lembre-se: isto é uma negociação, não uma batalha. Ficar frustrado ou assumir uma atitude negativa, não vai ajudar". E, acima de tudo, “não faça ultimatos”. Se fizer demasiada pressão – como sugerir que caso não seja aumentado, despede-se – a resposta pode ser negativa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório