Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Lucro do Bankia cai para 481 milhões no primeiro semestre

O Bankia teve um lucro de 481 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, uma diminuição de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado, informou esta sexta-feira em Madrid o banco espanhol.

Lucro do Bankia cai para 481 milhões no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

09:31 - 23/07/16 por Lusa

Economia Banca

Segundo uma nota de imprensa do Bankia, a descida é explicada pela venda do City National Bank da Florida (Estados Unidos), feita em 2015, pela depreciação dos títulos da Sareb (entidade privada criada em 2012 para ajudar a reestruturar o setor financeiro espanhol), e pela baixa das taxas de juro.

Excluindo o impacto do City National Bank nos resultados do primeiro semestre do ano passado, ou seja, em base comparável, a queda do lucro seria 8,7%.

Até junho, o Bankia tinha concedido aos seus clientes créditos no montante de 109.794 milhões de euros, uma diminuição de 0,7 % em relação ao ano passado.

O rácio de capital de qualidade máxima CET 1 "fully loaded" (novas regras totalmente implementadas) foi de 12,89%, face aos 12,26% em dezembro último.

O presidente executivo do Bankia, José Sevilla, destacou que, neste semestre, o banco demonstrou "a sua capacidade de enfrentar um contexto de taxas de juro negativas" e sublinhou que a contenção de custos e a diminuição das provisões para crédito malparado "permitiram manter altos níveis de rentabilidade".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório