Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Após Brexit, economia do Reino Unido recua para valores de 2009

A economia do Reino Unido está a recuar para valores de 2009, altura da crise financeira global, como consequência da decisão de sair da União Europeia (UE), referendada em junho, indicou hoje o estudo elaborado pela Markit.

Após Brexit, economia do Reino Unido recua para valores de 2009
Notícias ao Minuto

12:25 - 22/07/16 por Lusa

Economia Markit

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, o valor do PMI (Purchasing Managers Index), composto pela atividade do Reino Unido, demostra uma diminuição da atividade em todos os setores de produção, exceto nas exportações, que beneficiou da desvalorização da libra.

O índice, elaborado com base nos dados recolhidos junto de 600 empresas, entre 12 e 21 de julho, ficou-se pelos 47,7 pontos em julho, abaixo dos 50 pontos, e no valor mais baixo desde abril de 2009, o que indica contração económica.

Segundo a consultora, a contração económica será motivada pelo maior cancelamento de encomendas desde 2012, e por uma queda significativa da confiança no setor dos serviços, o motor da economia britânica.

O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, afirmou que "os dados revelam a economia está-se a deteriorar drasticamente", podendo vir a contrair-se 0,4% no terceiro trimestre do ano, face ao crescimento moderado nos primeiros seis meses do ano, antes do referendo de 23 de junho, que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia ('brexit').

"Para este declínio, seja pelo cancelamento de encomendas, por falta de novas ou pelo cancelamento e adiamento de projetos, contribuiu a vitória do 'Brexit'", considerou.

Williamson previu que haverá um agravamento da situação no curto prazo, embora tenha admitido que talvez o efeito do referendo se possa dissipar ao fim de alguns meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório