Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

CGD: "O Governo está a transformar-se na parte do problema"

Direita acusa o Governo de criar instabilidade no sistema financeiro, Esquerda diz que a Oposição quer "varrer os problemas para debaixo do tapete".

CGD: "O Governo está a transformar-se na parte do problema"
Notícias ao Minuto

23:33 - 21/07/16 por João Oliveira

Economia Debate

Na mesa de debate da SIC estiveram, esta noite, António Leitão Amaro, do PSD, e João Oliveira, do PCP, para discutir o tema da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O primeiro a ter a palavra foi Leitão Amaro, confrontado com as acusações de Pacheco Pereira de uma “estratégia catastrofista” por parte do PSD.

O social-democrata disse, desde logo, que cabe à Oposição “denunciar o comportamento muito negativo do Governo em funções” sobre o tema. “No caso da Caixa, e até no caso do sistema financeiro, o Governo está-se a transformar na parte do problema”, acrescentou.

Lembrando que “durante os últimos quatro anos, a CGD foi um porto seguro para o país”, o deputado do PSD sublinhou que que a confiança no sistema bancário é um valor mais importante que qualquer outra área de negócio, porque é aquilo que faz as pessoas porem ou retirarem o seu dinheiro de um determinado banco” e que “o Governo, em vez de acrescentar segurança e confiança, está a ser um fator de instabilidade”.

João Oliveira serviu-se do seu direito de resposta para dizer que as intervenções do PSD sobre o tema não só estão a servir para “prejudicar a CGD”, como também para “esconder o único esforço que o PSD e CDS fizeram, que foi varrer o problema para debaixo do tapete”.

O comunista recorda a expressão “saída limpa”, utilizada pelo anterior Governo aquando da saída da troika do país para dizer que, afinal, essa saída não terá sido tão limpa. “Afinal de contas, tínhamos o Banif falido, a CGD por recapitalizar, um nível de imparidades de 20 mil milhões de euros na banca portuguesa”, exemplificou.

No ver do deputado do PCP, o processo da recapitalização da Caixa ainda trará surpresas. “Vamos ficar a saber por quantos mais problemas o PSD é responsável neste processo”, terminou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório