Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Bancos da zona euro enfrentam problema de rentabilidade

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou hoje que o principal problema dos bancos da zona euro neste momento não é de solvência, mas de rentabilidade.

Bancos da zona euro enfrentam problema de rentabilidade
Notícias ao Minuto

16:14 - 21/07/16 por Lusa

Economia Mario Draghi

"Quanto à solvência, os nossos bancos estão melhor, ou até muito melhor do que estavam antes", afirmou Draghi na conferência de imprensa realizada após a reunião de política monetária do BCE.

"O problema que temos de enfrentar agora é a fraca rentabilidade, não é um problema de solvência", adiantou.

Draghi disse ainda que os créditos malparados constituem "um problema significativo para a capacidade de os bancos concederem empréstimos" ao setor privado na zona euro.

Para resolver essa situação, o presidente do BCE afirmou que uma medida de apoio público "seria muito útil", na condição de ser negociada com a Comissão Europeia.

Na reunião que terminou hoje, o BCE decidiu deixar a sua taxa de juro diretora inalterada em 0%.

A instituição monetária de Frankfurt indicou que a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez se mantém em 0,25% e a taxa de depósitos fica inalterada em -0,40%.

O BCE também anunciou que mantém pelo menos até março de 2017 o seu programa de compra de ativos com um valor mensal de 80 mil milhões de euros.

Na conferência de imprensa, Draghi disse que espera que os ministros das Finanças do G20 enviem uma mensagem de estabilidade após a reunião que se realiza no próximo fim de semana face à incerteza económica e geopolítica a nível mundial.

[Notícia atualizada às 17h00]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório