Procurar

Resgate a Chipre (afinal) vai sair mais caro

O custo original do resgate a Chipre foi fixado nos 17,5 mil milhões de euros, mas afinal, a despesa total de salvar o sector financeiro cipriota deve atingir os 23 mil milhões de euros, de acordo com a BBC.

Resgate a Chipre (afinal) vai sair mais caro

© Reuters

Notícias Ao Minuto
11/04/2013 18:07 ‧ há 12 anos por Notícias Ao Minuto

Economia

Crise

O custo de salvar o sector financeiro cipriota terá sido mal calculado e os credores do país estimam agora que Chipre deve 23 mil milhões de euros, contra os 17,5 mil milhões estimados inicialmente.

De acordo com a BBC, o novo valor consta de um documento elaborado pelos credores cipriotas e significa que Chipre terá de conseguir 13 mil milhões de euros para assegurar o empréstimo de 10 mil milhões da União Europeia e do FMI, quando inicialmente se pensava que o país teria apenas de conseguir 7,5 mil milhões de euros.

O porta-voz do Governo cipriota, Christos Stylianides afirmou que “é um facto que o memorando de Novembro falava em cerca de 17,5 mil milhões de euros quanto a necessidades de financiamento. E agora surgiu este valor de 23 mil milhões de euros”. Citado pela BBC, o responsável questionou ainda: “Quem é o responsável por isto? Como é que chegámos a este ponto? Foi o medo de assumir responsabilidades e a indecisão do governo anterior", referiu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10