Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Emissões: SIVA garante que solução da Volkswagen "é homologada"

A SIVA, importador da marca Volkswagen para Portugal, afirmou hoje que a "solução técnica" que a marca alemã está a aplicar aos automóveis com emissões falsificadas "é homologada pela Autoridade Alemã dos Transportes", que assegura a sua fiabilidade.

Emissões: SIVA garante que solução da Volkswagen "é homologada"
Notícias ao Minuto

16:55 - 07/07/16 por Lusa

Economia Importações

"A solução técnica que a Volkswagen AG está a aplicar aos veículos afetados pelos desvios de emissões de NOx é homologada pela Autoridade Alemã dos Transportes (KBA) que atesta que não há alterações nos consumos, nas emissões ou nos níveis de ruído dos veículos em causa", afirmou o diretor de marketing da SIVA numa nota escrita enviada à agência Lusa.

"Só após essa validação pelo KBA é que a Volkswagen AG liberta cada modelo e versão para serem intervencionados", acrescentou Ricardo Tomaz.

O responsável da SIVA - importador das marcas Volkswagen, Audi, SKODA, Volkswagen Veículos Comerciais, Bentley e Lamborghini para Portugal - reagia à posição hoje avançada pela associação Deco que, com base num estudo de uma congénere italiana, considerou que a intervenção que a Volkswagen está a realizar nos automóveis com emissões falsificadas é inútil e até agrava as emissões de óxido de azoto (NOX).

Bruno santos, da Deco/Proteste, explicou à Lusa que a associação congénere Altroconsumo submeteu um veículo Audi A5 (motor 2.0) da Volkswagen a uma "bateria de testes num laboratório independente italiano, antes da intervenção da marca alemã e depois dessa intervenção.

"A única alteração detetada em laboratório, para os valores das emissões de NOX, é o seu aumento em mais de 13% relativamente aos valores medidos antes da intervenção realizada nas oficinas da marca alemã. Ou seja, o problema inicial não é de forma alguma corrigido. Pelo contrário, agrava-se", acusa a associação para a defesa dos direitos dos consumidores.

Apesar de a intervenção técnica não ser benéfica em termos de emissões, a Deco, por precaução, e porque desconhece se essa chamada à oficina é obrigatória, recomenda aos proprietários de veículos a chamar para intervenções nas oficinas a darem resposta positiva.

"Era bom que o Estado português esclarecesse se esta chamada para intervenção da Volkswagens é, ou não, obrigatória", defendeu Bruno Santos, condenando ainda o facto de o Audi A5 sujeito a testes em Itália, depois da intervenção técnica para corrigir o problema das emissões, ter recebido um certificado de conformidade, apesar de essa conformidade não ser confirmada pelos testes no laboratório italiano.

"Os governos têm de obrigar a Volkswagen a avaliar a eficácia da sua intervenção técnica", recomendou Bruno Santos.

Em 18 de setembro de 2015 foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores 'diesel' do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afetadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.

Relativamente ao tratamento dado dos clientes da Volkswagen no mercado europeu face ao americano, Ricardo Tomaz reitera que "a Volkswagen AG já esclareceu que se trata de duas realidades diferentes: enquanto na América não existe ainda uma solução técnica aprovada para os veículos afetados (dada a legislação mais severa sobre emissões de NOx), na Europa os clientes estão já a ser chamados para efetuar a correção técnica nos seus veículos sem quaisquer custos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório