Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal e Irlanda podem ter mais sete anos para pagar resgate

A troika pode dar mais sete anos a Portugal e Irlanda para pagarem os empréstimos da União Europeia, no âmbito dos programas de resgate, com o objectivo de facilitar o pleno regresso dos dois países aos mercados internacionais, avança a Reuters.

Portugal e Irlanda podem ter mais sete anos para pagar resgate
Notícias ao Minuto

17:07 - 09/04/13 por Eudora Ribeiro

Economia Reuters

A troika está a ponderar dar mais sete anos a Portugal e à Irlanda para pagarem os empréstimos concedidos pela União Europeia no âmbito dos resgates a estes países, noticia a Reuters.

Esta possibilidade consta de um documento com recomendações para os decisores políticos europeus elaborado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Caso seja aceite, a Reuters indica que esta extensão dos prazos seria uma preciosa ajuda no regresso de Portugal e da Irlanda aos mercados, reduzindo o fardo que o pagamento dos empréstimos internacionais acarreta.

Recorde-se que a maturidade média dos empréstimos europeus à Irlanda é de 12,5 anos e a de Portugal oscila entre 12,5 e 14,7 anos, consoante o fundo europeu de onde provém o dinheiro.

A Irlanda prevê regressar de forma plena aos mercados no final deste ano, enquanto Portugal tem o ano de 2014 como meta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório