Procurar

Portugal e Irlanda podem ter mais sete anos para pagar resgate

A troika pode dar mais sete anos a Portugal e Irlanda para pagarem os empréstimos da União Europeia, no âmbito dos programas de resgate, com o objectivo de facilitar o pleno regresso dos dois países aos mercados internacionais, avança a Reuters.

Notícias ao Minuto
Eudora Ribeiro
09/04/2013 17:07 ‧ há 12 anos por Eudora Ribeiro

Economia

Reuters

A troika está a ponderar dar mais sete anos a Portugal e à Irlanda para pagarem os empréstimos concedidos pela União Europeia no âmbito dos resgates a estes países, noticia a Reuters.

Esta possibilidade consta de um documento com recomendações para os decisores políticos europeus elaborado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Caso seja aceite, a Reuters indica que esta extensão dos prazos seria uma preciosa ajuda no regresso de Portugal e da Irlanda aos mercados, reduzindo o fardo que o pagamento dos empréstimos internacionais acarreta.

Recorde-se que a maturidade média dos empréstimos europeus à Irlanda é de 12,5 anos e a de Portugal oscila entre 12,5 e 14,7 anos, consoante o fundo europeu de onde provém o dinheiro. 

A Irlanda prevê regressar de forma plena aos mercados no final deste ano, enquanto Portugal tem o ano de 2014 como meta.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10