Os últimos dias trouxeram uma mudança subtil nos pagamentos de compras com cartões automáticos, que escapou aos mais distraídos mas que tem levantado muitas questões entre os consumidores mais atentos.
Na hora de pagar com cartões multibanco, os portugueses passaram a ter de completar um passo extra: selecionar se querem pagar através da rede Multibanco ou através da marca secundária do cartão como Visa, MasterCard, Maestro ou outras. A alteração foi entendida como uma escolha entre pagamento a débito ou a crédito, mas a entidade nacional responsável pelos pagamentos automáticos explica que não é essa a realidade.
Atravé de um esclarecimento com nove pontos, divulgado no site oficial da rede Mult'ibanco, a SIBS clarifica que "o pagamento a crédito só será efetuado caso o cliente utilize um cartão com esta modalidade para efetuar a operação", ou seja, "caso o cartão seja de débito, a operação será sempre efetuada nesta modalidade, estando o consumidor apenas a escolher fazer a compra através da marca Multibanco ou de outra marca internacional".
"A seleção referida não tem implicações para o cliente", assegura a SIBS, reforçando que "o cliente pode continuar a fazer o pagamento através do 'verde, código, verde' a que está habituado, não havendo qualquer implicação no seu pagamento".
O esclarecmento completo da SIBS pode ser consultado na página oficial do Multibanco.
[Notícia atualizada às 13h05]