Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Novo Banco: Trabalhadores acusam Governo de ignorar despedimento

A Comissão de Trabalhadores do Novo Banco manifestou hoje a sua oposição ao despedimento coletivo de 56 trabalhadores da instituição e condenou o "alheamento" do Governo e das forças políticas perante um banco que "pode ser considerado estatal".

Novo Banco: Trabalhadores acusam Governo de ignorar despedimento
Notícias ao Minuto

17:13 - 16/06/16 por Lusa

Economia Reestruturação

"Lamentamos o alheamento quase total do Governo e das forças políticas deste país, em todo o processo da redução de trabalhadores no Novo Banco", afirmou a Comissão de Trabalhadores em comunicado enviado às redações.

Conforme a Lusa noticiou a 23 de maio, em causa está o despedimento coletivo de 56 trabalhadores do Novo Banco e de mais 13 funcionários de empresas do grupo, como a seguradora GNB Vida.

Os representantes dos trabalhadores repudiam o despedimento coletivo e consideram que "não foram esgotadas outras formas possíveis de redução de trabalhadores", tais como, reformas antecipadas, rescisões de contrato de forma voluntária e por mútuo acordo, pré-reformas ou redução do horário de trabalho e apontam o dedo ao Governo de António Costa.

"Estamos perante um banco que pode ser considerado estatal, já que tem uma ajuda do Estado de 3,9 mil milhões de euros, pelo que não entendemos como é que o Governo não se opôs e não mandou travar de imediato este procedimento de despedimento coletivo, feito sem diálogo e cooperação entre todos os parceiros envolvidos e sem esgotar outras formas mais justas de reduzir postos de trabalho", sublinha a Comissão de Trabalhadores.

No âmbito da reestruturação acordada entre as autoridades portuguesas e a Comissão Europeia, o Novo Banco -- o banco de transição criado em agosto de 2014 na sequência da resolução do BES - acordou reduzir em 1.000 pessoas o número de efetivos até final de 2016 e cortar 150 milhões de euros em custos operativos.

No entanto, como parte significativa dos trabalhadores já tinha saído, nomeadamente através de um programa de reformas antecipadas, e a venda de unidades no estrangeiro implicará também a redução de pessoal, no início do ano o número falado de saída de trabalhadores era de cerca de 500, tendo então o banco aberto um processo de rescisões amigáveis.

Segundo as informações recolhidas pela Lusa, a proposta de rescisão por mútuo acordo foi apresentada a 325 trabalhadores, dos quais 256 aceitaram.

Desde o colapso do Banco Espírito Santo (BES), em agosto de 2014, já foram reduzidos cerca de 2.000 postos de trabalho no Grupo Novo Banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório