Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Moçambique aprova acordo entre brasileira Vale e japonesa Mitsui

O Governo de Moçambique deu, na terça-feira, luz verde para a venda de uma fatia do negócio de carvão da Vale no país para a japonesa Mitsui, anunciou hoje à agência Lusa a empresa mineira brasileira.

Moçambique aprova acordo entre brasileira Vale e japonesa Mitsui
Notícias ao Minuto

15:46 - 08/06/16 por Lusa

Economia Carvão

Em comunicado, a empresa destacou que "a aprovação é um 'milestone' [teste de funcionalidade] importante, porque determina os compromissos que o Governo de Moçambique assume perante o projeto para fins do financiamento e sem os quais o financiamento não é viável".

"Embora ainda tenhamos que fazer o mesmo no Malaui, agora será possível que os bancos tenham uma visão mais clara dos riscos políticos e isso destrave pontos importantes da estrutura do financiamento e a fase de documentação", lê-se na nota.

O projeto de carvão da Vale em Moçambique é formado por mina e unidade de beneficiamento, na província de Tete, no nordeste do país, e por uma estrutura logística formada por ferrovia, que passa pelo Malaui, e um porto.

Segundo o acordo acertado pelas duas empresas em 2014, a empresa japonesa deve investir mil milhões de dólares (876 milhões de euros) no projeto.

O acordo prevê que o financiamento dado pelos bancos possa atingir 2,7 mil milhões de dólares (2,37 mil milhões de euros).

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório