Procurar

Condomínios começaram a ter "dívidas incobráveis" devido à crise

O presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), Vítor Amaral, afirmou esta sexta-feira que a crise originou dívidas incobráveis, que eram inexistentes há três anos e que têm aumentado progressivamente.

Notícias ao Minuto
Lusa
05/04/2013 10:31 ‧ há 12 anos por Lusa

“Sempre tive muitas acções em tribunal, mas não tinha uma única situação incobrável. Com esta crise, desde há três anos para cá já tenho vários casos”, admitiu o dirigente, que está no sector há 19 anos.

Na véspera do 1.º Congresso Nacional de Condomínios, Vítor Amaral explicou tratar-se de pessoas que “não têm por onde pagar (…), não trabalham, não têm um carro, não têm bens penhoráveis”.

Os apartamentos estão já na posse do banco, onde foi pedido o crédito, ou pertencem a outra pessoa, disse.

Quando o apartamento ainda é propriedade da pessoa tende a haver uma hipoteca por “um valor superior ao valor real” da casa, cujo valor da venda “vai todo para o credor hipotecário, deixando os outros sem nada”, indicou.

Na empresa do dirigente da APEGAC somam-se dois milhões de euros de débitos vencidos e desse total metade deu origem a acções judiciais.

“O condomínio é sempre a última coisa que se paga, porque não há uma consequência direta e imediata”, ao contrário da falta de pagamento da luz ou da água, reforçou.

No 1.º Congresso Nacional de Condomínios, a realizar no sábado, em Lisboa, Vítor Amaral previu o anúncio pelo Instituto da Construção e do Imobiliário (INCI) da aprovação da regulação da actividade “muito em breve”.

“Esta é uma actividade que não está regulamentada e que envolve muita gente: cerca de 60 a 70% vive em propriedade horizontal, em condomínios”, notou o responsável à Lusa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10