Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Nova administração da Sonangol vai implementar novo modelo"

A nova presidente do conselho de administração da empresa petrolífera estatal Sonangol, Isabel dos Santos, referiu hoje que a nova equipa de gestão vai "implementar um novo modelo para o setor petrolífero" e um "programa de transformação".

"Nova administração da Sonangol vai implementar novo modelo"
Notícias ao Minuto

22:10 - 02/06/16 por Lusa

Economia Isabel dos Santos

Em comunicado, enviado à agência Lusa, Isabel do Santos explica que a nova equipa vai "diminuir custo de produção e otimizar os recursos, tendo em vista aumentar a competitividade internacional do setor petrolífero angolano".

Aumentar a rentabilidade da empresa e os dividendos dos acionistas, assegurar a transparência na gestão, melhorar a relação com os fornecedores e com os restantes parceiros e promover a responsabilidade com a comunidade, são outros objetivos da nova equipa de administração da Sonangol, liderada pela filha do Presidente de Angola, Eduardo dos Santos, hoje nomeada pelo seu pai.

Isabel dos Santos informa também, no comunicado, que o novo conselho de administração da empresa vai ser apoiado por três consultoras, nomeadamente The Boston Consulting Group, a PwC e a Vieira de Almeida e Associados.

"Temos, como empresa, que nos comprometer com uma cultura de fazer mais com menos e de nos focarmos na excelência e em resultados", refere, salientando que a excelência é a "melhor defesa" e o "melhor ataque".

A designação de Isabel dos Santos para presidente do conselho de administração e administradora não executiva da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) surge no âmbito da reestruturação da empresa estatal e do setor petrolífero angolano, processo em que já tinha participado, conforme confirmou a 22 de janeiro, em comunicado, o comité que tratou o processo, alegando a sua experiência de 15 anos como empresária.

Para presidente da comissão executiva - novo órgão entretanto criado pelo Governo angolano para a petrolífera estatal -, e administrador executivo, foi nomeado Paulino Fernando de Carvalho Gerónimo, que transita do conselho de administração anterior.

A nova equipa da Sonangol é composta ainda pelos administradores executivos César Paxi Manuel João Pedro, Eunice Paula Figueiredo Carvalho, Edson de Brito Rodrigues dos Santos, Manuel Luís Carvalho de Lemos, João Pedro de Freitas Saraiva dos Santos e Jorge de Abreu.

A petrolífera estatal de Angola apresentou uma queda de 34% na receita do ano passado, face a 2014, registando igualmente uma descida dos lucros na ordem dos 45%, atribuíveis principalmente à queda do preço do petróleo.

A receita total da Sonangol em 2015 foi de 2,2 biliões de kwanzas (11,9 mil milhões de euros).

Em Portugal, a Sonangol tem participações diretas e indiretas no Millennium BCP e na Galp.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório