Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

No Chile, a energia solar é tanta que a eletricidade é grátis

Já este mês surgiram notícias sobre a elevada produção elétrica através de fontes renováveis na Alemanha, que permitiu que a energia fosse gratuita. Agora, fica claro que fora da Europa há casos muito semelhantes.

No Chile, a energia solar é tanta que a eletricidade é grátis
Notícias ao Minuto

11:24 - 02/06/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia América do Sul

Nem só na Europa se está a produzir energia renovável em níveis nunca antes vistos. Depois das notícias sobre a produção histórica em Portugal e na Alemanha, surgem agora dados vindos da América do Sul que espelham a importância cada vez maior da eletricidade exraída de fontes sustentáveis a longo prazo. 

De acordo com a Boomberg, o Chile conseguiu produzir até abril energia solar suficiente para garantir eletricidade gratuita em algumas regiões do país durante 113 dias do ano. Tendo em conta que nos primeiros quatro meses do ano houve 121 dias, apenas em oito dias de 2016 o Chile não teve energia solar suficiente para garantir eletricidade a custo zero. 

A explicação é simples: na parte norte do Chile, o deserto de Atacama está sujeito a exposição solar prolongada e intensa durante a esmagadora maioria dos dias e por isso as centrais solares instaladas na região produzem quantidades enormes de eletricidade. Devido à ausência de ligação entre as centrais do norte e do sul do Chile, a energia elétrica produzida no deserto não pode ser distribuída por todo o país e por isso tem de ser distribuída de forma gratuita para escoar a produção. 

O lado negro surge para os produtores. Sem capacidade de vender a eletricidade excessiva a quem precisa, os distribuidores são obrigados a assumir perdas com a disponibilização gratuita aos consumidores. 

Já existe um compromisso do governo chileno para construir uma rede de ligação entre as centrais energética do país até 2017, uma realidade que deverá permitir uma queda generalizada dos preços no país mas que provavelmente impedirá muitos consumidores de conseguir eletricidade grátis.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório