Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dez regras para ensinar o seu filho a lidar com o dinheiro

Ensinar matemática e dar uma mesada é uma boa forma de introduzir o dinheiro às crianças.

Dez regras para ensinar o seu filho a lidar com o dinheiro
Notícias ao Minuto

09:45 - 28/05/16 por Inês Esparteiro Araújo

Economia Educação

Cada vez mais cedo as crianças têm acesso a dinheiro e importa que elas saibam como geri-lo. O The Guardian enumerou dez regras que podem ensinar aos seus filhos a saber como mexer com dinheiro.

Sempre que está a gastar, eles estão a ver. Por isso, esta é a primeira regra: falhe-lhe sobre as suas escolhas enquanto faz compras e o que tem ou não tem valor. Assim podem aprender que não está a comprar só porque gostaria de ter alguma coisa, mas sim porque é aquilo que consegue pagar. A segunda regra passa por lhe dar uma mesada regular, em vez de dar dinheiro apenas uma vez por outra. Assim aprendem a poupar e a gerir o dinheiro.

De seguida, não associe dinheiro a trabalho “se não quer correr o risco de o filho lhe pedir dinheiro por qualquer tarefa que faça”. Quarta regra, aceite que para a criança não é fácil poupar. “Elas não têm uma visão tão clara sobre o futuro e vivem mais os momentos do que os adultos”. Muito importante, encoraje-os a aprender matemática. “Estudos mostram que crianças que não são boas a matemática, são mais ansiosas com o dinheiro.”

Sexta regra, diga-lhe de onde vem o dinheiro: “As economias modernas são complexas e é normal que eles não percebam qual a origem do dinheiro”. À medida que eles forem crescendo, também lhe pode dizer quanto ganha. Assim ganha uma perspetiva dos salários dos pais e sabe o que pode levar a um certo estilo de vida melhor ou pior.

Faça com que os seus filhos gastem o dinheiro em experiências, não em coisas – isso “traz-lhes mais felicidade. Em vez de comprarem uma televisão nova, compre um fim de semana fora”. Nono mandamento, pode dizer-lhes qual o orçamento familiar e o que podem ou não podem gastar.

E, finalmente, quando eles já tiverem uma maturidade maior, mostre-lhes que a vida é mais do que dinheiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório