Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Governo e estivadores já estão reunidos

Estivadores pretendem prolongar a greve até dia 16 de junho, a não ser que o Executivo ceda às suas exigências.

Governo e estivadores já estão reunidos
Notícias ao Minuto

09:35 - 27/05/16 por João Oliveira

Economia Greve

Já estão reunidos os responsáveis do Governo e o Sindicato dos Estivadores para dar início àquela que será uma série de negociações para alcançar um consenso.

O Notícias ao Minuto apurou que a reunião teve início às 8h45 desta sexta-feira, dia 27, e que as negociações deverão prolongar-se até ser alcançado um consenso entre a administração do Porto de Lisboa, representantes dos operadores portuários, o sindicato dos estivadores e o Executivo, estando presente na reunião a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Recorde-se que em causa estão protestos dos funcionários do porto de Lisboa contra o despedimento coletivo que foi lhes foi imputado. Como forma de contestação, estes trabalhadores recusaram-se a executar qualquer trabalho suplementar fora do turno, seja em navios ou terminais. Caso o Governo não ceda às exigências, a classe promete prolongar a greve até dia 16 de junho.

As versões do sindicato, dos operadores e Governo não coincidem, sobretudo na questão da Porlis (empresa de trabalho portuário cuja extinção era uma das reivindicações dos sindicatos).

A última fase de sucessivos períodos de greve, que se iniciou há três anos e meio, arrancou a 20 de abril com os estivadores do Porto de Lisboa em greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusam trabalhar além do turno, aos fins de semana e dias feriados.

A paralisação tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato coletivo de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório