Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Agências colocam classificação da dívida da Bayer em revisão negativa

As agências de 'rating' Moody's e Fitch colocaram hoje a classificação da dívida do grupo farmacêutico alemão Bayer (A3) em revisão negativa, depois da oferta de aquisição lançada à Monsanto.

Agências colocam classificação da dívida da Bayer em revisão negativa
Notícias ao Minuto

21:43 - 24/05/16 por Lusa

Economia Farmacêutica

A Moody's informou que a revisão da classificação vai afetar também as filiais Bayer US Finance, Bayer Capital Corporation, Bayer Corporation, Bayer Holding e Bayer Nordic.

A revisão ocorre depois de a Bayer apresentar uma oferta de aquisição ao fabricante norte-americano de transgénicos Monsanto, de 122 dólares por ação, num total de 55.200 milhões de euros.

A Moody's considera que, apesar da intenção da Bayer de financiar 25% do valor da transação com um aumento do capital, a oferta assinala uma mudança na política financeira da empresa e o esforço financeiro vai aumentar pelo menos quatro vezes mais do que lucro operacional bruto.

A Fitch considerou que, com a oferta à Monsanto, negócio na área da venda de sementes, a Bayer poderá investir mais naquele setor, em vez do farmacêutico, desvirtuando o seu perfil.

A aquisição "melhoraria" o perfil de risco da atual divisão de cultural da Bayer, mas o desvio de capitais provenientes da indústria farmacêutica e da saúde "poderá comprometer as perspetivas a longo prazo das empresas", referiu a Fitch.

As decisões da Moody e da Fitch acrescentam-se às previsões negativas da Standard & Poor de sexta-feira, que também optou por colocar a dívida da Bayer em revisão.

O grupo Monsanto rejeitou hoje a proposta apresentada pela empresa alemã, considerando a aquisição financeiramente inadequada, mas, acrescentou, estar disposta a continuar a negociar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório