Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Economistas João Salgueiro e Vítor Bento contra reposição das 35 horas

Os economistas João Salgueiro e Vitor Bento manifestaram-se hoje contra a redução do horário de trabalho na função pública das 40 para as 35 horas por semana, a partir de 01 de julho, conforme pretende o Governo.

Economistas João Salgueiro e Vítor Bento contra reposição das 35 horas
Notícias ao Minuto

21:21 - 23/05/16 por Lusa

Economia Função Pública

"Não consigo perceber. Parto do princípio que os funcionários públicos exercem uma função útil para os cidadãos. Se trabalham menos horas, serão menos úteis para os cidadãos. Então, eles trabalham menos para nós e nós trabalhamos mais para pagarmos impostos? Isso não faz sentido", afirmou o economista João Salgueiro.

O antigo ministro das Finanças falava numa conferência 'A Volta a dar 3.0 - Debate da situação económico atual e como podemos dar a volta'', por ocasião do 105.º aniversário do ISEG - Lisbon School of Economics, em Lisboa.

Também o economista Vitor Bento, atualmente presidente da SIBS, participou nesta conferência, na qual assumiu a sua discordância perante esta intenção do Governo do primeiro-ministro, António Costa, de reduzir de 40 horas para 35 horas semanais o horário de trabalho da Administração Pública, a partir de 01 de julho.

"Temos um problema de finanças públicas e um problema orçamental. Neste momento, a redução das 35 horas, na prática, vai implicar um custo adicional do fator trabalho no setor público", considerou o economista.

Vitor Bento, que assumiu a presidência do Novo banco na sequência do colapso do Banco Espírito Santo (BES), em 2014, e que regressou à SIBS, lembrou as duas razões que levaram o anterior executivo de Pedro Passos Coelho a aumentar para 40 horas o horário dos funcionários públicos: "para assegurar a igualdade entre os setores publico e privado e para reduzir parte dos custos com pessoal".

"Não tendo nós o problema orçamental resolvido, isso vai ter de ser compensado, ou com cortes noutro lado, ou por aumentos de receita noutro", sublinhou o economista.

Já hoje, o Presidente da República escusou-se a comentar uma entrevista de um membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, que questiona as implicações orçamentais da reposição das 35 horas semanais, embora sublinhando que não se trata da posição do banco.

Em entrevista ao jornal Público, publicada na edição de hoje, Peter Praet, membro do conselho executivo do BCE, diz que as reformas em Portugal "têm que ser continuadas" e questiona as implicações orçamentais da reposição das 35 horas de trabalho semanal.

Interrogado se já decidiu sobre a reposição das 35 horas semanais, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou apenas que "ainda não há lei" e que o diploma só será votado no parlamento no dia 03 de junho. Inicialmente, o diploma deveria ser votado a 27 de maio, no parlamento.

Na sexta-feira, no final de uma manifestação nacional da Função Pública, que reuniu centenas de trabalhadores em Lisboa, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, deixou um alerta ao Governo para que cumpra a promessa e aplique as 35 horas para todos, a 01 de julho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório